Economia Titulo Em queda
Juro médio de empréstimo pessoal recua em dezembro
14/12/2010 | 07:31
Compartilhar notícia


A taxa média de juros do empréstimo pessoal teve ligeiro recuo em dezembro, a segunda queda mensal do ano, mostra pesquisa, divulgada ontem, do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).

O levantamento mostra redução de 5,35% para 5,27% ao mês nessa modalidade de crédito. A taxa média cobrada pelo cheque especial, que vinha apresentando quedas no decorrer do ano, ficou estável neste último mês de 2010, em 9,12% ao mês.

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, realizou a pesquisa nos dias 2 e 3, em sete bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco, Safra e Santander.

O levantamento foi feito antes da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, nos dias 7 e 8, quando a taxa Selic foi mantida em 10,75% ao ano.

A queda no empréstimo pessoal foi puxada pelo HSBC que, em dezembro, reduziu a taxa de juros de 4,82% para 4,30% ao mês. As demais instituições financeiras mantiveram as taxas de novembro.

No cheque especial, nenhum banco alterou as taxas do mês passado. Para essa modalidade de crédito, foi considerado o período de 30 dias. As taxas para empréstimos pessoais referem-se a contratos para pagamento em 12 meses.

Os dados coletados referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;