Esportes Titulo No Serra Dourada
Goiás se impõe e abre vantagem na final da Copa Sul-Americana
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
02/12/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


O Goiás cumpriu o dever de casa e deu passo gigantesco rumo ao inédito título da Copa Sul-Americana. Ontem, no Serra Dourada lotado, o Esmeraldino não decepcionou, dominou completamente o Independiente da Argentina e venceu por 2 a 0 - gols de Rafael Moura e Otacílio Neto.

Com o resultado, a equipe brasileira pode perder por um gol de diferença no jogo de volta, quarta-feira, em Buenos Aires, para ficar com o título e a vaga na Libertadores de 2011. Se perder por dois gols, a decisão será nos pênaltis, já que na final o gol no campo adversário não serve como critério de desempate. Qualquer outra vitória dá a vaga aos argentinos.

Antes de a bola rolar, torcedores argentinos entraram em conflito com a polícia local, em novas cenas lamentáveis de violência no futebol. O confronto levou tensão para o gramado e o que se viu nos primeiros minutos foi um jogo de marcação dura e violenta.

Empurrado pela torcida, o Goiás se lançava ao ataque quando tinha a bola. Entretanto, os erros de passes impediam que o Esmeraldino envolvesse o adversário, que tentava cadenciar a partida.

Foi em um lance de sorte que o Goiás abriu o placar. Aos 14, a zaga argentina saiu jogando errado e a bola sobrou para Rafael Moura, na área, tocar na saída do goleiro.

No embalo, os brasileiros marcaram o segundo sete minutos depois. Douglas puxou contra-ataque e tocou para Otacílio Neto marcar.

Na base da catimba, o Independiente tentou controlar os ânimos dos goianos no restante do primeiro tempo e no começo do segundo. A ideia era evitar prejuízo maior. Entretanto, aos 12 minutos da etapa final, o atacante Silveira exagerou e acertou cotovelada em Rafael Tolói, sendo expulso.

Com um jogador a mais, a situação do Goiás ficou tranquila. E não foram poucas as chances para ampliar. Porém, a equipe estava satisfeita e evitava se expor, imaginando que os dois gols de vantagem para o segundo jogo são suficientes para dar ao clube o primeiro título internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;