Política Titulo
Salles articula manobra para expulsar 'traidores' do DEM

Presidente do partido em Santo André agora apoia Pinheirinho à presidência da Câmara

Mark Ribeiro
do Diário do Grande ABC
30/11/2010 | 07:22
Compartilhar notícia


Da noite para o dia a executiva do DEM de Santo André, que andava em pé de guerra com a bancada do partido na Câmara, decidiu declarar apoio a um democrata na corrida pela presidência do Legislativo, cuja eleição ocorre na quinta-feira. O agraciado foi Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho, que desde junho lançou seu nome à disputa, mas que até então não desfrutava da simpatia da cúpula da sigla.

Segundo o presidente municipal do DEM, Raimundo Salles, a mudança de posicionamento se dá pela falta de alternativas à candidatura de José de Araújo (PMDB). Nas eleições municipais de 2008, o PMDB apoiou o candidato do PT ao Paço, Vanderlei Siraque, contra Aidan Ravin (PTB).

"O Pinheirinho é o único representante da força que uniu PTB, DEM e PSDB no segundo turno das eleições que manifestou o desejo de ser presidente. Os outros retiraram seus nomes para apoiar o Araújo, candidato do governo e que cujo partido foi contra o Aidan em 2008", argumentou.

Apesar da justificativa, o desejo velado de Salles é que a manobra sirva para colher provas para poder expulsar do partido os outros dois vereadores do DEM. Evilásio Santana dos Santos, o Bahia, e Antonio de Jesus Barbosa, o Toninho de Jesus, estão comprometidos com o governo a votar em Araújo.

Caso realmente descumpra a orientação da executiva e não vote em Pinheirinho, a dupla poderá ser enquadrada por infidelidade partidária, correndo o risco de encarar processo de expulsão da legenda e de perder os mandatos.

Sobre a manobra, Salles enfatizou que "aconselha os dois a votar em Pinheirinho." "Tudo na vida é processo de troca: é ação e reação", ameaça. "O partido se uniu por Pinheirinho. Espero que o Bahia e o Toninho sejam coerentes."

Na semana passada, Salles disse para o trio, incluindo Pinheirinho, "procurar outro partido que sirva de escadinha para se candidatar à reeleição em 2012". A declaração foi motivada por Salles sentir-se traído após a bancada democrata ter apoiado Orlando Morando (PSDB-São Bernardo) à Assembleia, em detrimento à sua própria candidatura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;