Economia Titulo Gestão de frota
Terceirização tende a crescer no País
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
06/11/2010 | 09:57
Compartilhar notícia


O crescimento econômico fará com aumente a terceirização da gestão de frota por parte das empresas brasileiras. A aposta é de Jaume Verge, vice-presidente da Aiafa (Associação Iberoamericana de Administradores de Frotas de Automóveis), para quem o negócio aqui e em outros países da América do Sul tende a se desenvolver nos próximos anos. Ele lembra que, na Europa e Estados Unidos, a gestão de frotas é uma cultura consolidada.

Com sede na Espanha, a Aiafa é uma entidade que busca divulgar as vantagens da gestão terceirizada, além de dar suporte às suas afiliadas para a melhor gestão. A entidade ainda fornece informações e treinamento para parceiros. Além do Brasil, a entidade amplia a sua atuação por vários locais da região, incluindo o México.

"Em todos os países onde houve melhora do ambiente econômico, a gestão de frota cresceu", disse Verge. "Os empresários passam a entender que, com a profissionalização, há ganhos para as empresas, que eliminam custos. Além disso, as companhias ficam focadas apenas na produção e venda de seus produtos."

A Aiafa estima que apenas 70 mil veículos no Brasil sejam administrados por companhias especializadas. "Esse número pode ser facilmente multiplicados por dez em poucos anos", projeta. "Esta previsão não é meramente um chute. É uma constatação de que já aconteceu em outros países que ampliaram as suas economias", insiste.

Segundo o vice-presidente da Aiafa, o alto valor dos veículos no Brasil ainda dificulta a percepção por parte do empresariado sobre as vantagens da administração por especialistas, que contam com tecnologia, ferramentas, suporte e pessoal treinado para tocar a gestão de maneira mais eficiente e produtiva.

No Brasil, existem cerca de dez empresas administradoras de frotas, que convivem num mercado onde existem cerca de 100 locadoras - entre pequenos, médios e grandes.

Na avaliação da Aiafa, a administração das frotas de veículos ainda é feita por aqui, de modo geral, dentro das empresas por departamentos que cuidam de diversas outras funções, sem conhecimento e recursos adequados. Estima-se que empresas nacionais tenham frotas próprias de mais de 5 milhões de veículos - usados geralmente na área de vendas, serviços e manutenção.

O vice-presidente da Aiafa esteve no Salão do Automóvel de São Paulo para participar do primeiro congresso da entidade, que contou com a participação de 250 profissionais representantes de 120 empresas da área.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;