Internacional Titulo Crise
Visita de Medvedev às ilhas Kuril irrita Japão
Da AFP
01/11/2010 | 09:04
Compartilhar notícia


O ministro japonês das Relações Exteriores, Seiji Maehara, convocou nesta segunda-feira o embaixador russo em Tóquio para protestar pela visita do presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, a uma das ilhas Kuril, administradas por Moscou mas reivindicadas por Tóquio.

"Eu disse que se tratava de uma questão interna russa. Pedi que o Japão trate este assunto de modo calmo e equitativo", declarou à imprensa o embaixador russo, Mikhail Bely.

Esta é a primeira vez desde 1945 que um chefe de Estado russo visita este grupo de ilhas, que vai da península russa de Kamchatka, no extremo norte do país, à grande ilha japonesa de Hokkaido.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, qualificou de lamentável a visita.

"A posição do Japão é de que as quatro ilhas dos Territórios do Norte são parte do território japonês, a visita do presidente é muito lamentável", disse Kan no Parlamento.

Maehara afirmou que a a visita de Medvedev "fere os sentimentos da população japonesa".

A reação russa não se fez esperar. O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, convocou o embaixador japonês em Moscou depois de classificar de "inaceitável" a reação do país asiático à visita do presidente russo.

"A reação da parte japonesa à viagem do presidente Medvedev às Kuril é inaceitável. É nossa terra, e o presidente russo viajou a território russo", declarou Lavrov.

"O embaixador do Japão em Moscou será convidado a visitar o ministério das Relações Exteriores para que de novo possamos expressar nossa posição claramente e sem equívocos", completou Lavrov.

Medvedev desembarcou nesta segunda-feira na ilha Kunashir (Kunashiri para os japoneses), uma das quatro ilhas que a Rússia chama de Kuril do Sul, mas que para o Japão têm o nome de Territórios do Norte.

De acordo com o governo, o chefe de Estado russo visitou uma estação geotérmica, se reuniu com moradores e inspecionou obras em construção.

Moscou e Tóquio têm uma divergência sobre as quatro ilhas do arquipélago Kuril desde que estas foram anexadas pelos soviéticos em 18 de agosto de 1945, três dias após o anúncio da rendição japonesa na II Guerra Mundiaç.

O Japão conhece as ilhas como Habomai, Shikotan, Etorofu e Kunashiri, enquanto a Rússia batiza Etorofu de Iturup e Kunashiri de Kunashir.

A divergência impede há 65 anos a assinatura de um tratado de paz entre os dois países. As negociações, retomadas após o fim da União Soviética em 1991, continuam sem resultados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;