Economia Titulo Colocação no mercado
Currículo on-line exige mais cuidado

Cautela ao preencher dados garante sucesso na divulgação de informações profissionais

Tauna Martins
Do Diário do Grande ABC>
01/11/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


Para se elaborar um currículo é preciso ter cuidado, ainda mais quando isso é feito por meio da internet - ferramenta bastante utilizada pelas empresas que procuram novos profissionais.
"O currículo online deve conter mais informações do que faria no impresso, para que a pessoa possa ser encontrada mais facilmente e tenha mais possibilidades de ‘vencer' os filtros", explica Renato Grinberg, diretor geral do portal de empregos Trabalhando.com.
Os filtros possibilitam as empresas de encontrarem mais facilmente um candidato com o perfil da vaga. "Ninguém mais quer uma pilha de currículos em cima da mesa para analisar um a um, é mais fácil e assertivo realizar uma busca por meio de filtros para encontrar os candidatos que possuem os pré-requisitos necessários", completa o diretor.
Para não errar, a linguagem precisa ser objetiva e o campo destinado para detalhar as experiências do candidato deve ser utilizado para descrever as atividades diárias que eram realizadas no último emprego, assim como os resultados trazidos para a empresa. "O importante é não deixar nenhum campo em ‘branco'. Isso faz com que o currículo on-line, automaticamente, seja menos visualizado", adverte Grinberg.
No caso dos estagiários e trainees, a internet também pode, como deve, ser utilizada. As ferramentas de busca possibilitam, por exemplo, que a empresa selecione candidatos que residem próximo ao local de trabalho. "Para aqueles que ainda não possuem exepriência - o que é comum-, à possibilidade de registrar participação e/ou autoria em trabalhos premiados na faculdade, monitorias prestadas, trabalhos voluntários e iniciações científicas", aconselha Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) - que possue um portal com link para cadastro de currículos.
Responder os testes on-lines solicitados por alguns sites de empresas faz a diferença. Para Carmen, quem preenche o questionário ‘sai na frente' dos outros. "O cuidado nesta hora, além do conteúdo, é com a ortografia. Evitar erros de português e vícios de linguagem são fundamentais para o sucesso do teste."
VANTAGENS
Daniella Correa, consultora de RH da Catho Online destaca algumas vantagens que o currículo on-line possui em relação ao impresso. Segundo ela, é possível atualizá-lo constantemente, de forma ágil e prática, uma vez que é digitado e não manuscrito; não gera custos de impressão e selagem; o profissional não precisa ter o endereço do recrutador para enviá-lo - podendo se utilizar de meios como sites de emprego e vagas, jornais ou sites próprios da empresa.
Daniella completa que, atualmente é recomendado que os profissionais tenham o seu currículo divulgado na internet, principalmente em sites específicos classificados de vagas e currículos. Afinal, 76% dos profissionais atualmente recorrem à essa ferramenta na busca por uma oportunidade de emprego e é o segundo maior meio de contratação por parte das empresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;