Economia Titulo 2011
Otimismo para 2011 é maior do que com relação 2010
Do Diário do Grande ABC
08/10/2010 | 07:38
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Pesquisa mostra que empresas brasileiras estão mais otimistas com 2011 do que com 2010. O levantamento da Amcham e do Ibope Inteligência com 500 associadas da entidade mostra que 87% delas projetam crescimento de vendas para o ano que vem, contra 79% que esperam aumentar o faturamento neste ano. O estudo indica ainda que o número de empresas que ampliarão investimentos aumentou de 55% para 63 % em 2011.

Segundo levantamento preparado para o Business Round Up, o foco dos aportes das empresas será nas estratégias comerciais, com o mesmo índice de respostas para este e para o próximo ano (65%). A mudança neste caso será aumento dos investimentos em contratações, benefícios, capacitação e treinamento (47% em 2011 ante 40% este ano), contra diminuição na participação de campanhas de marketing, caindo para 39% no próximo ano, contra 46% em 2010. Outro importante driver das aplicações em 2011 promete ser a inovação: 46% (contra 42% em 2010) elegem pesquisa e desenvolvimento como grande foco para aportar recursos.

Em relação à expectativa das empresas para o crescimento do PIB, a pesquisa mostra que a maioria delas espera mais crescimento em 2010 (81%) do que em 2011 (64%). O otimismo a respeito dos dados de inflação também se concentra mais sobre este ano. Entre os consultados, 75% acreditam que a inflação terminará o ano estável ou em queda. Sobre 2011, 67% fazem a mesma previsão.

Para os entrevistados, as principais preocupações com o futuro são relativas a impostos e a carga tributária, cenário político brasileiro com o novo governo, desaceleração da economia nacional e disponibilidade e qualificação da mão de obra.

Quando questionados sobre competitividade e as oportunidades de investimento e crescimento oferecidas à iniciativa privada e ao governo, os respondentes acreditam mais nas empresas. Segundo o levantamento sobre as companhias, 40% consideram que elas aproveitam intensamente as oportunidades, e 52% acham que de certa forma elas o fazem. Em relação ao governo, 42% dos respondentes acham que aproveitam pouco as oportunidades, e 48% acreditam que utiliza de certa forma.

O estudo foi realizado entre os dias 16 e 29 envolvendo amostra de 500 associadas da Amcham de grandes (34%), médias (34%) e pequenas empresas (32%). As companhias participantes são na sua maioria de capital nacional (76%) e os respondentes foram altos executivos: CEOs, diretores, gerentes, supervisores ou chefes.




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