Economia Titulo Inec
Otimismo do consumidor cai, depois de 4 meses em alta
Da ABr
07/10/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


O Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), registrou ligeira queda no mês passado, depois de quatro meses seguidos de crescimento. Pesquisa divulgada ontem pela CNI mostra que o Inec caiu 0,8 ponto percentual em setembro, comparado a de agosto, mas permanece em 118,3 pontos, o que demonstra bastante otimismo dos brasileiros. O índice tem base fixa de 100 pontos. Qualquer valor acima disso é de expectativa positiva.

Segundo a CNI, a leve queda deve-se, em grande parte, à deterioração das expectativas sobre inflação e desemprego. A pesquisa detecta o sentimento dos brasileiros sobre a evolução da inflação, do desemprego, da renda pessoal, do endividamento e da intenção de compra de bens duráveis para os próximos seis meses.

O índice de expectativa do consumidor com relação à inflação caiu de 128,4 pontos, em agosto, para 124,2 em setembro, o que representa aumento na expectativa de crescimento da inflação. O índice encontra-se, porém, acima dos 120,2 pontos apurados em setembro de 2009.

Já o indicador de expectativa sobre o desemprego registrou queda de 4,9% em setembro, quando ficou em 136,7 pontos, contra 143,8 pontos em agosto. Isso significa que o consumidor espera aumento do desemprego nos próximos seis meses.

O Inec demonstra que as expectativas com relação à própria renda e à situação financeira do consumidor, permaneceram relativamente estáveis em relação ao mês anterior, com 114,9 pontos e 117,5 pontos, respectivamente. Enquanto isso, o índice de endividamento do consumidor caiu 1,3% no mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;