Internacional Titulo Migração
AI pede o fim do retorno forçado de ciganos ao Kosovo
Da AFP
28/09/2010 | 09:16
Compartilhar notícia


A organização Anistia Internacional (AI) pediu à União Europeia (UE) nesta terça-feira o fim do retorno forçado de ciganos ao Kosovo, destacando que os países europeus violariam o direito internacional ao fazer com que esta população corra risco de perseguições.

No relatório que tem como título "Bem-vindos a lugar nenhum: fim ao retorno forçado dos ciganos", a organização de defesa dos direitos humanos, com sede em Londres, se declara alarmada com a expulsão de ciganos e outras minorias de países da UE para o Kosovo, onde poderiam sofrer atos de violência.

"Os países da UE poderiam violar as leis internacionais ao devolver pessoas a lugares onde estão expostas a graves riscos como a perseguição", destaca Sian Jones, analista da Anistia.

"A UE deveria, pelo contrário, dar uma proteção internacional aos ciganos até que possam voltar de forma segura", completa.

Muitos ciganos estão sendo expulsos de países da UE pela polícia, em alguns casos durante a madrugada e apenas com a roupa do corpo, relata a Anistia.

Ao voltar para o Kosovo, poucos recebem ajuda e eles têm grandes dificuldades para encontrar emprego.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;