Política Titulo Eleições
Cartórios do Grande ABC iniciam lacração das urnas
Jessica Cavalheiro
Do Diário do Grande ABC
28/09/2010 | 08:54
Compartilhar notícia


Os 26 cartórios eleitorais do Grande ABC já iniciaram os preparativos para as eleições que acontecem neste domingo. O processo de inserção de dados e lacração das urnas eletrônicas começou na sexta-feira e deve se encerrar até amanhã.

"Acredito que 90% dos cartórios começaram na sexta-feira e os demais no sábado. O procedimento demora de dois a três dias para ser conclúido", afirmou a chefe do cartório da 263ª Zona de Santo André, Keila Serviguieri.

Primeiro é transferido para as urnas, através de uma mídia, o sistema de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio de geração de tabelas que incluem nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores.

As urnas eletrônicas recebem ainda outras duas mídias, um disquete e um cartão de memória.

Após a inserção dos dados é feito um teste de funcionamento dos equipamentos. "Podemos utilizar até quatro máquinas para simular uma votação. Depois fazemos a impressão de um comprovante e em seguida fazemos a anulação dos votos para a urna ser finalmente lacrada", explica Keila.

No momento em que o teste de votação é feito também é realizada a verificação da assinatura digital, técnica que busca averiguar se não houve modificações ou falhas na gravação ou leitura.

De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o procedimento pode ser realizado por um juiz eleitoral ou pelo chefe do cartório previamente designado pelo TRE.

Podem participar representantes dos partidos políticos e coligações, do Ministério Público e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Os lacres são assinados pelo juiz ou pelo chefe do cartório e por todos os representantes presentes à cerimônia.

Os equipamentos serão encaminhados para suas respectivas seções de votação no sábado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;