Internacional Titulo Sucessão
Coreia do Norte reorganiza cúpula antes de reunião do partido
Da AFP
23/09/2010 | 08:40
Compartilhar notícia


O governo da Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira uma reorganização nas principais esferas do poder, poucos dias antes de uma reunião excepcional do partido que pode abrir o caminho para a sucessão de Kim Jong-Il por seu filho mais novo.

O primeiro vice-ministro das Relações Exteriores, Kang Sok Ju, foi nomeado vice-premier do gabinete, anunciou a agência oficial norte-coreana.

Kim Kye-Gwan, principal negociador do país nas conversações multilaterais sobre a questão nuclear, substitui Kang Sok-Ju na chancelaria.

A reorganização acontece cinco dias antes da reunião do partido que governa o país e que decidirá o novo comando da formação.

Segundo os analistas, a reunião deve iniciar principalmente o processo de sucessão de Kim Jong-Il, que está com a saúda abalada.

O filho mais novo do ditador, Kim Jong-Un, de 27 anos, deve ser anunciado como o sucessor.

A reunião do partido deve dar os postos chaves do partido a pessoas ligadas ao jovem Kim Jong-Un, entre elas o cunhado do "Querido Líder", Jang Song-Thaek.

Kim Jung-Un deve permanecer em uma posição na sombra, em um momento no qual a Coreia do Norte está com a economia em ruínas e precisa de ajuda para administrar a crise de alimentos após as inundações do verão.

Ele pode ocupar um cargo oficial na hierarquia, mas é improvável que seu pai deixe o posto antes da morte, segundo os analistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;