Internacional Titulo Eleições
Parlamento suíço dá maioria histórica às mulheres no governo
Da AFP
22/09/2010 | 09:15
Compartilhar notícia


O Parlamento da Suíça elegeu nesta quarta-feira a socialista Simonetta Sommaruga para integrar o Conselho Federal, em uma votação histórica para as mulheres, que pela primeira vez terão maioria no Executivo do país.

Com isso, sobe para quatro o número de mulheres no Conselho Federal, o governo colegiado de sete ministro que já conta com três: a ministra das Relações Exteriores Micheline Calmy-Rey, a atual presidente da Confederação Doris Leuthard e a titular da Polícia e Justiça, Eveline Widmer-Schlumpf.

A votação parlamentar, transmitida ao vivo pela televisão, começou ao amanhecer depois de uma noite de longas discussões, dedicada tradicionalmente às sutis negociações entre partidos para iluminar o dia da eleição com "uma fórmula mágina", que caracteriza o sistema político helvético.

A eleição representa um marco em um país onde as mulheres foram obrigadas a esperar até 1971 para ter direito de voto a nível federal.

A socialista, de 50 anos, recebeu a maioria absoluta de 159 votos no Parlamento federal de Berna.

No quarto dia de votações, o Parlamento elegeu Simonetta Sommaruga para suceder o ministro renunciante Moritz Leuenberger, que era titular da pasta de Transporte, Energia e Comunicação.

A eleição de Simonetta Sommaruga arrancou fortes aplausos no parlamento federal de Berna (centro).

A eleita agradeceu aos parlamentares em três dos quatro idiomas do país (alemão, francês e italiano), assim como ao Partido Socialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;