Política Titulo Campanha
Alckmin tem projetos mais consistentes para região
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
22/09/2010 | 08:57
Compartilhar notícia


A 11 dias da eleição, a expectativa pela decisão do voto fica cada vez mais presente entre o eleitorado. As promessas de valorização da região é um dos critérios para a escolha dos candidatos. Entre os principais concorrentes ao governo de São Paulo e à Presidência, somente Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT) apresentaram propostas ao Grande ABC. O tucano, entretanto, com mais consistência.

Nas quatro vezes em que esteve no território que compõe as sete cidades, Alckmin anunciou, nas entrevistas, alguns projetos para serem implementados aqui.

Dentre eles, a construção de 12 piscinões, que se somarão aos atuais 19 reservatórios locais. A ambiciosa promessa visa completar o plano de macrodrenagem iniciado pelos tucanos em 1995, na primeira gestão de Mário Covas (então governador que morreu em 2001). De lá para cá, o PSDB sempre esteve no comando do Palácio dos Bandeirantes, o que fez Alckmin exaltar a construção de todos os piscinões por seu grupo político.

O governável também falou em criar na região unidade do programa Via Rápida para o emprego. São cursos com baixa carga horária para qualificar as pessoas e reintroduzi-las no mercado de trabalho. O tucano também disse que vai ampliar o número de leitos nos dois hospitais estaduais localizados no Grande ABC (Serraria, em Diadema, e Mário Covas, em Santo André), mas não especificou quantidade.

Já no debate Rede TV!/Folha, dia 12, o ex-governador paulista ressaltou que construirá quatro hospitais no Estado, um deles o CRI (Centro de Referência ao Idoso) na região.

Mercadante, por sua vez, esteve em seis oportunidades no Grande ABC. Em discursos e entrevistas, pouco falou de projetos específicos. Preferiu abordar temas gerais. Nas raras referências locais, o petista disse que o gerenciamento de unidades hospitalares por OSs (Organizações Sociais), por exemplo em Mauá, com o Hospital Doutor Radamés Nardini, tem de ser revisto.

Prometeu se empenhar na viabilização do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que ligará São Bernardo à Estação Tamanduateí do Metrô, inaugurada ontem. O projeto preliminar já está no Palácio dos Bandeirantes, no aguardo da contratação do projeto executivo.

No material informativo que começou a circular nesta semana nas sete cidades, as propostas de Mercadante continuam gerais. Mas, pelas características das propostas, algumas serão disponibilizadas na região.

Como a modernização da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que mantém uma linha regional. O petista também visa construir centro de recuperação de dependentes químicos em cada cidade com mais de 50 mil habitantes. Assim, seis dos sete municípios receberão o projeto, caso o senador seja eleito governador (apenas Rio Grande da Serra tem menos de 550 mil habitantes). A promessa de construir 80 Estações da Juventude em São Paulo também gera expectativa de que a região pode receber uma unidade.

Entre os presidenciáveis, Dilma Rousseff (PT) aportou em duas ocasiões na região e José Serra (PSDB), uma. Porém nenhum deles falou de ações para o Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;