Economia Titulo Dívidas
Inadimplência de pessoa física caiu 2,13% no mês passado
10/09/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


A inadimplência medida pelos registros incluídos no SPC Brasil caiu 2,13% em agosto deste ano em relação a julho, informou ontem a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Na comparação de agosto com o mesmo mês do ano passado, porém, a inadimplência cresceu 3,73%. A CNDL também verificou aquecimento na atividade do comércio uma vez que as consultas ao SPC, feitas quando o cliente compra a prazo ou com cheque, subiram 5,5% em agosto ante julho. A alta é ainda maior na comparação de agosto com o mesmo período de 2009, de 9,35%.

Segundo a pesquisa, o cancelamento de registros de inadimplência junto ao SPC Brasil cresceu 11,31% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, taxa de aumento recorde, segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior. "Essa é a maior taxa de crescimento (para esse índice) em três anos, quando começamos a compilar esses dados", disse Pellizzaro.

O cancelamento de registro no SPC ocorre quando o consumidor quita a dívida que causou a inclusão de seu nome do cadastro de inadimplentes. O aumento desses cancelamentos foi impulsionado pelo crescimento do emprego e da renda. "Isso mostra o perfil do cidadão brasileiro, preocupado com o patrimônio que é seu nome", disse o presidente da CNDL.

Ele lembra que, neste ano, praticamente todas as convenções coletivas estão gerando aumentos reais de salário, o que faz com que os consumidores tenham mais dinheiro no bolso. A redução na quantidade de cadastrados no SPC pode ter ainda efeito positivo nas vendas do Natal. "Com esse processo de recuperação de crédito, o volume de pessoas que vão chegar no Natal aptas a usar linhas de financiamento é maior. E isso deve gerar crescimento nas vendas."

VENDAS
Pellizzaro Júnior disse que as vendas do comércio deverão aumentar mais de 10% neste ano. Segundo ele, essa já é a terceira estimativa feita pela associação para elevação das vendas. "No início do ano, era 6,5%, reajustamos para 8,5% após o Dia das Mães e já podemos imaginar crescimento de dois dígitos, superior a 10%", disse o dirigente.

O volume das vendas é medido pela CNDL por meio das consultas ao SPC, que são feitas pelos lojistas a cada operação a prazo ou com cheque. Em agosto deste ano, as consultas cresceram 5,5% em relação a julho e, no confronto de agosto com o mesmo mês do ano passado, a expansão foi de 9,35%.

Pellizzaro Júnior acredita que setembro também deverá apresentar expansão nas vendas e redução na inadimplência. Isso porque neste mês deverão entrar na economia R$ 9 bilhões referentes à primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;