Economia Titulo FEM-CUT
Federação negocia com bancada das montadoras e da fundição
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
18/08/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


A FEM-CUT (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/São Paulo) se reuniu ontem com as bancadas patronais da fundição, representada pelo Sifesp (Sindicato da Indústria de Fundição no Estado de São Paulo), e das montadoras, no Sinfavea (Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). O objetivo foi firmar calendário para conduzir as negociações da campanha salarial 2010.

O presidente da federação, Valmir Marques, o Biro Biro, discutiu com a bancada patronal da fundição, a importância da jornada de 40h, sem redução no salário, e a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses.

Segundo ele, os empresários do setor mostraram resistência à mudança na jornada, mas disseram que irão analisar a reivindicação na próxima rodada, agendada para dia 24, na sede do Sifesp. "Irão levar o assunto para uma assembleia interna, entre eles. Mesmo assim, mostraram espaço para discutirmos o item", conta Biro Biro.

Sobre a ampliação da licença-maternidade, a bancada patronal salientou que a medida é relevante, mas se posicionará, também, na próxima reunião. "Eles possuem poucas mulheres atuando no setor, porém, é um item importante nas negociações, em geral", analisa o presidente.

Quanto às montadoras, a entidade sindical definiu um calendário das próximas rodadas que acontecerão nos dias: 25, 27, 1º e 3 de setembro.

A programação é continuar discutindo a redução da jornada de trabalho para dar seguimento as outras reivindicações (além da reposição integral da inflação; aumento real nos salários e valorização nos pisos).

Estão em campanha no setor de fundição cerca de 15 1.000 metalúrgicos na base da FEM-CUT. No setor automotivo, a entidade sindical representa 45 mil trabalhadores, que estão localizados no Grande ABC e Taubaté (SP). Também estão negociando com os sindicatos metalúrgicos de São Carlos ( Volks), São Caetano (GM) e Tatuí (Ford), com cerca de 15 mil funcionários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;