Economia Titulo Sindsaúde
Sindicato prepara ação contra Hospital

Os funcionários do espaço -, que estão sem receber salários-, têm procurado a entidade para receber um auxílio jurídico

Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
10/08/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


O SindSaúde (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Saúde) estima que as finanças já cambaleantes do Hospital São Caetano devem sofrer ainda mais, em breve. Isso porque os funcionários do espaço -, que estão sem receber salários-, têm procurado a entidade para receber auxílio jurídico e resolver a situação. Apesar do estabelecimento contar com cerca de 400 servidores, o presidente do SindSaúde, Waldir Tadeu David, diz que a falta de pagamento trouxe alta rotatividade, com cerca de 1.000 trabalhadores passando por lá só neste ano.

"O sindicato já está agindo juridicamente e preservando todos os direitos do trabalhadores. Mas, com esse alto número de funcionários, virou uma bola de neve", diz David.

Com a saída do Hospital Brasil da gerência do São Caetano, o sindicalista diz que houve reviravoltas no local que prejudicaram a atuação da entidade. "A comissão de funcionários, que foi aprovada pelos trabalhadores foi desmontada e outra assumiu a dianteira do caso. Mas de qualquer forma, há trabalhadores do local participando das reuniões e informando os outros do que acontece lá", pontua.

SEM GREVE
David também negou que o São Caetano enfrente greve por parte dos servidores, informação que foi reiterada pela secretária do local, Rosana Cipullo. "Ainda há atendimentos no ambulatório e não recebemos nenhum aviso de greve", alerta Rosana.

As dívidas do Hospital estão na casa dos R$ 62 milhões (mas fontes do setor afirmam que o montante pode ultrapassar R$ 150 milhões ). Para piorar a situação, na sexta-feira, A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou o fim do convênio Di Thiene, de propriedade do hospital e que atendia cerca de 7.800 conveniados.

 
Sem acordo, servidores da Neomater participam de reunião

Sem conseguir firmar acordo e receber indenizações trabalhistas da Maternidade Neomater e também da administração que assumiu o local - Hospital Puer - os trabalhadores do local participam quinta-feira de reunião no SindSaúde (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Saúde) para analisar as opções do que pode ser feito para receber os valores devidos.

O Hospital já responde por cerca de 800 ações trabalhistas, no entanto, o fechamento definitivo das portas na semana passada fez com que nova leva de trabalhadores buscassem auxílio junto à entidade. "Vamos orientá-los sobre o que pode ser feito, mas é uma situação muito complicada", conta o presidente do sindicato, Waldir Tadeu David.

O local sofreu intervenção do Ministério Público e não deve voltar a abrir antes de liquidar dívidas com funcionários e credores, ainda não avalizadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;