Economia Titulo Projeto
Projeto fixa assédio moral como acidente de trabalho
04/08/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


Enquanto o governo estuda a possibilidade de atualizar a lista de doenças classificadas como acidente de trabalho, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 7.202/2010, que estabelece que assédio moral seja tratado como acidente de trabalho.

A medida pode elevar os custos das empresas com tributos e ações judiciais. Para justificar o projeto, os autores - deputados Ricardo Berzoini (PT-SP), Pepe Vargas (PT-RS), Jô Moraes (PC do B-MG), Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e Roberto Santiago (PV-SP) - alegam que a ofensa moral, cada vez mais, vem sendo reconhecida como fator de risco nos ambientes de trabalho, com destaque para o assédio moral. Por isso, a necessidade de estender o conceito previsto na Lei 8.213/1991, que prevê que ofensa física só pode ser equiparada a acidente somente quando o motivo da disputa for relacionada ao trabalho.

"Entendemos que, independente de ser ou não por motivo de disputa relacionada ao trabalho, a ofensa física ou moral intencional no ambiente de trabalho deve ser considerada acidente de trabalho", informaram os parlamentares na justificativa do projeto de lei.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;