Automóveis Titulo Antigos
Dormitório de clássicos
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
28/07/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


Ser proprietário de um clássico com mais de 30 anos de estrada demanda muito mais responsabilidade do que possa imaginar. Não basta restaurá-lo e deixá-lo com cara de novo para rodar aos fins de semanas ou exibi-lo nos encontros Brasil a fora. Encontrar um local adequado para o xodó de quatro rodas descansar é fundamental.

Pensando em atender o antigomobilista apaixonado pelo seu possante e que, infelizmente, não tem na garagem de casa - ou do prédio - as condições ideais para abrigá-lo junto aos demais veículos que possui, os amigos Atílio Santarelli e Luiz Cláudio Meloni abriram em São Caetano a Santin Old Car, garagem especializada em cuidar de carros antigos.

"Encontramos uma lacuna no mercado", revela Santarelli. "As pessoas muitas vezes têm vontade de ter um antigo, mas não encontram espaço suficiente em suas garagens. Muitos dos nossos clientes, por exemplo, deixavam o carro mais novo na rua, pois tinha seguro, para abrigar o clássico na garagem. Outros pediam emprestada uma vaga na casa de algum parente", completa o aficionado pelos bólidos do passado.

Santarelli lembra também que as garagens dos prédios, que cada vez mais dominam a paisagem dos grandes centros com o boom imobiliário, são extremamente perigosas para a integridade física do antigo. "Além das pilastras e corredores apertados, os vizinhos, que muitas vezes não têm o mesmo apreço pelas coisas dos outros, abrem as portas dos seus carros e acabam batendo no antigo que está ali estacionado", explica.

Apontando para um Corvette Sting Ray 1974 em perfeito estado de conservação, ele questiona: "Você deixa um carro desses na garagem do seu prédio para chegar a vizinha cheia de compras e, ao abrir a porta com várias sacolas nas mãos, esbarra na porta e deixa uma marquinha?"

Muito mais... - "Nossos serviços não se limitam a guardar os carros" lembra Meloni. "Nós ligamos os carros dia sim, dia não, e, caso o proprietário solicitar, damos uma voltinha com o antigo." A Santin também prepara o clássico para o proprietário que vai apenas dar uma voltinha no fim de semana. "Enchemos o tanque e deixamos o automóvel prontinho para o dono", emenda Santarelli, exaltando que eles também levam os carros de outros proprietários - caso seja solicitado - a eventos e exposições. "Se é na região (o encontro ou exposição), vamos dirigindo. Se for mais longe, colocamos na prancha (caminhão)", detalha.

Atualmente a garagem conta com aproximadamente 30 antigos. Fuscas se misturam com Belinas, Kombis e Dodges Dart. O Maverick chama a atenção ao lado do Odsmobile 63. Alguns dos moradores carburados do Santin Old Car são dos proprietários. "O carro mais novo que eu tenho é um Ford Escort 1988", revela Meloni. "O meu é um Dodginho 1975", embala Santarelli, que revela planos de aumentar a parte coberta do estacionamento e até mesmo de buscar um local ainda maior.

Iniciativa mais que válida. Extremamente importante. O Grande ABC, um dos grandes centros do antigomobilismo no Brasil, merece locais que tratem os clássicos com o devido respeito. Pena que poucos pensem assim...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;