Política Titulo Ribeirão
Reforma da estação vira briga política

Após reunião de Police Neto, governo diz que cuida da interlocução com CPTM

Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
15/04/2013 | 07:36
Compartilhar notícia


A reforma da estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em Ribeirão Pires virou disputa política. Após o vereador da Capital José Police Neto (PSD) se reunir com diretor de Planejamento da autarquia, Silvestre Eduardo Rocha, o governo municipal cobrou a paternidade da interlocução do investimento.

O secretário de Assuntos Estratégicos da cidade, Paulo de Tarso, afirmou que desde 2010 tem tratado diretamente com a companhia sobre o novo terminal - o titular da Pasta também pertenceu ao primeiro escalão do ex-prefeito Clóvis Volpi (PV). "Estamos acompanhando de perto o projeto para a construção da nova estação e de passarela que ligará o Centro e o Centro Alto", declarou.

A ligação entre os dois polos do município faz parte do projeto da CPTM, além da integração com o terminal rodoviário. Atualmente, o acesso é feito por uma passagem perigosa, em que os munícipes precisam esperar o trem passar e passar sobre os trilhos, ir de lado a outro.

No começo do mês, Police Neto se reuniu com Rocha para discutir a reforma das estações de Ribeirão e Rio Grande da Serra. O encontro ocorreu a pedido dos comandantes dos Legislativos nas cidades, Edson Savietto, o Banha (PDT), e Edvaldo Guerra (PV), respectivamente. Nos bastidores, a atitude soa como preparação para a eleição do ano que vem, quando o parlamentar tentará vaga na Assembleia Legislativa.

O pessedista alegou que seu encontro com o diretor da CPTM foi para tentar garantir mais uso social das estações. Em Rio Grande, por exemplo, existe a possibilidade de construir um parque ao lado do terminal. No caso ribeirão-pirense, a estrutura foi construída em 1855 e é tombada pelo patrimônio histórico - o projeto requer cuidados.

O prefeito de Ribeirão, Saulo Benevides (PMDB), destacou que a proposta de integração entre os dois centros apresentada pelo Estado contempla seu plano de governo. "Essa ação vai ao encontro dos projetos de melhoria de mobilidade urbana e até mesmo de estímulo ao desenvolvimento da cidade", disse o peemedebista.

 

AÇÕES FUTURAS

Saulo reiterou a intenção de construir um miniterminal rodoviário apenas para os moradores do Centro Alto.

O chefe do Executivo avaliou que o trânsito nas principais vias melhorará caso os ônibus com destino para os bairros do local alto parem de circular na parte baixa cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;