Economia Titulo Santo André
Bairro+Fortes inicia com 150 inscritos
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
22/07/2010 | 07:29
Compartilhar notícia


O programa da Prefeitura de Santo André voltado ao fortalecimento dos centros comerciais da cidade, o Bairros+Fortes, teve início com adesão de 150 empreendedores. O primeiro passo foi coletar as principais demandas de cada uma das regiões - formada por grupos de bairros próximos - que estão sendo compiladas para que os cursos e palestras comecem a ser estruturados.

Dentre as maiores necessidades detectadas no primeiro contato com comerciantes de bairro, prestadores de serviço, profissionais liberais e microempresários de Santo André estão as dificuldades ao lidar com as questões de marketing, gestão empresarial, contratação de mão de obra capacitada e linhas de financiamento.

De acordo com Gabriela Barcellos, coordenadora de fomento ao comércio da Prefeitura, os pequenos empresários demonstraram dificuldade em saber que ferramenta utilizar para divulgar o negócio e atrair o cliente. "Muitas das perguntas estão em torno de que mídia utilizar, por onde começar. Essa parte vai muito de acordo com o orçamento de cada empreendedor, e é importante frisar que marketing entra como investimento, e não como custo", explica.

Aqui acaba entrando outra questão, a do fluxo de caixa, que se complica quando o empresário não separa a pessoa física da jurídica e mistura todos os ganhos e gastos.

A gestão empresarial, segundo Gabriela, também foi apontada como um dos itens de dificuldade, pois muitas vezes eles não entendem porque o seu concorrente direto tem um preço menor, sendo que o produto é o mesmo. "A explicação está no poder de compra. Para que eles se tornem mais competitivos uma das sugestões é o associativismo, uma forma de comprar em quantidades maiores pagando menores preços", aponta.

Gabriela defende que, para conquistar representatividade, os estabelecimentos precisam se conhecer e se unir, e a Prefeitura entra como articuladora desse processo, interligando as atividades no bairro.

Quanto a questão da contratação de mão de obra capacitada, serão oferecidos cursos para que os empreendedores tenham munição para encontrar o auxiliar ideal para sua atividade. E isso serve inclusive para o serviço de balconista.

Outro ponto levantado foi como obter linhas de crédito para capital de giro, pois uma da queixas é a falta de verba para formar estoque. "Vamos oferecer ferramentas para que eles tenham acesso ao financiamento ideal para cada um."

O Bairros+Fortes está sendo realizado em parceria com o Sebrae-SP, patrocínio da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e apoio de entidades representativas locais, como Sol (Sociedade Oliveira Lima e Região) e Nulsa (Núcleo de Líderes de Santo André).

A próxima etapa, da oferta de cursos e palestras, se inicia em agosto. Há a expectativa de que mais 200 pessoas, além dessas 150, participem do programa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;