Automóveis Titulo Lançamento
Tiida Sedan chega por R$ 44,5 mil
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
21/07/2010 | 07:24
Compartilhar notícia


Essa é para quem tem memória de elefante. No Salão de São Paulo, em 2008, a Nissan apresentou o Trazo, versão sedã do Tiida comercializado nos Estados Unidos. Na época, o modelo apareceu como possível novidade para o mercado brasileiro. Agora, quase dois anos depois, a promessa da marca torna-se realidade e o três volumes chega ao País com o nome de Tiida Sedan.

Fabricado em Águas Calientes, no México, o sedã médio já disponível no País em única versão equipada com motor 1.8 16V Flex parte de R$ 44,5 mil - R$ 6.090 menos que o Tiida hatch.

A receita seguida pela Nissan é aquela que agrada o brasileiro: mais por menos. Por este valor, o Tiida Sedan vem de série com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, trio elétrico, alarme e computador de bordo. Air bag duplo e freios com ABS não estão disponíveis nem como opcionais. Rodas de liga leve aro 15 são acessórios (R$ 1.499).

Ponto positivo para o espaço família do Tiida Sedan. O porta-malas, por exemplo, tem 467 litros de capacidade. Por dentro o ambiente também é amplo. Com 4,47 metros de comprimento e 2,60 metros de distância entre os eixos, o três volumes respeita os passageiros com mais de 1,80 metro de altura.

Ponto positivo também para o acabamento, que segue os padrões dos carros japoneses. A mistura de plástico duro (preto e cinza) e emborrachado com tecido agrada. Não há rebarbas aparentes e os encaixes das peças são ideais.

Avaliação - Por fora, o Tiida Sedan tem linhas conservadoras. Frente e lateral são idênticas ao hatch, com destaque para a área envidraçada que proporciona boa visibilidade. A traseira é pequena, mas traz conjunto óptico avantajado e recatado.

A posição de dirigir é boa, entretanto faltam os ajustes de altura do banco e profundidade da coluna de direção.

Rodando, o Tiida Sedan cumpre o que se espera. O motor 1.8 16V Flex é ágil. São 126 cv de potência (álcool), 17,5 mkgf de torque para apenas 1.176 quilos. A 120 km/h e em sexta marcha, o contagiros marca 3.200 rpm.

A transmissão manual de seis velocidades é precisa e tem bons engates. A suspensão, por sua vez, é firme.

O Tiida Sedan agradou. Mostrou ser boa opção para quem quer espaço, nível básico de conforto e motor superior a 1.0 ou 1.4.. A pergunta que fica então é: por que não equipar o Tiida Sedan com o bloco 1.6 16V Flex do Livina e oferecer um veículo racional abaixo de R$ 40 mil? A Nissan tem a palavra.

Para crescer, Nissan quer 140 concessionárias até início de 2012
A Nissan possui hoje menos de 1% do mercado automotivo brasileiro. Porém, para aumentar sua participação, a estratégia passa não apenas pelo lançamento de produtos, mas também pela ampliação da rede de concessionárias.

Segundo Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing da marca, a Nissan tem 88 pontos de vendas no País, mas pretende crescer para 120 até março de 2011 e pular para 140 em 2012. "Existem regiões que podemos evoluir muito mais", disse Moreno, ressaltando a intenção de cada vez mais desatrelar a imagem da Nissan à parceira Renault.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;