Economia Titulo Expansão
Consumo total de gás cresce 6,3%
29/06/2010 | 09:57
Compartilhar notícia


A recuperação do segmento industrial segue impulsionando a retomada das vendas de gás natural no Brasil. Dados da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) mostram que o consumo do produto cresceu 6,3% em maio frente a igual mês de 2009, para 44,19 milhões de m³/d (metros cúbicos por dia). Excluída a demanda de gás para geração elétrica, o consumo no mercado não térmico (residências, comércio, indústrias, automotivo, entre outros) cresceu 15,4%, para 35,90 milhões de m³/d. Na comparação entre abril e maio, a expansão no mercado foi de 10%.

O segmento que mais subiu foi o industrial, seguindo tendência verificada ao longo deste ano. Segundo os dados da Abegás, o consumo industrial em maio ante igual mês de 2009 cresceu 22,09%, para 25,56 milhões de m³/d. O forte aumento reflete a retomada da atividade econômica e uma base de comparação mais fraca, uma vez que o primeiro semestre de 2009 foi afetado pela crise econômica. A demanda de gás para cogeração (que também inclui as indústrias) expandiu 8,2% no período. Na classe residencial, o aumento do consumo foi de 6,7%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;