Economia Titulo Micro
Microempresas quitaram 95,2% das dívidas no mês passados
25/06/2010 | 07:40
Compartilhar notícia


As micro e pequenas empresas registraram em maio índice de 95,2% de pontualidade de pagamento, informou ontem a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Na prática, isso indica que de cada 1.000 pagamentos efetuados no mês, 952 foram feitos à vista ou quitados com no máximo sete dias de atraso. Este é o maior valor do indicador desde o início da série histórica, em janeiro de 2006.

O setor de serviços apresentou o maior índice de pontualidade em maio (95,5%). Micro e pequenas empresas do comércio e da indústria aparecem na sequência, com 95,1% e 95%, respectivamente. Já o valor médio dos pagamentos realizados no mês, de R$ 1.540,96, subiu 2,9% em relação a abril. Na comparação com maio de 2009, o valor médio é 5,3% menor. Para os analistas da Serasa Experian, o índice de pontualidade nos pagamentos deve se manter elevado nos próximos meses entre as micro e pequenas empresas, por conta do aquecimento da economia.

Tradicionalmente, os níveis de pontualidade tendem a ser superiores no segundo semestre, já que "o dinamismo econômico é maior na segunda metade do ano em razão do Natal".

O indicador Serasa Experian de pontualidade das micro e pequenas empresas é formulado com base nos pagamentos efetuados, mensalmente, por cerca de 600 mil micro e pequenas empresas em todo o Brasil. No levantamento, são consideradas companhias com faturamento líquido anual de até R$ 4 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;