Internacional Titulo Crise política
Naoto Kan é eleito o novo primeiro-ministro do Japão

O ex-militante de esquerda, 63 anos, obteve 436 votos a favor de um total de 714 nas duas câmaras do parlamento japonês

Da AFP
04/06/2010 | 09:21
Compartilhar notícia


O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças do Japão, Naoto Kan, foi eleito nesta sexta-feira o primeiro-ministro do país, com a difícil missão de restabelecer a confiança depois do fracasso do mandato de seu antecessor, Yukio Hatoyama.

Kan, 63 anos, um ex-militante de esquerda convertido em partidário do rigor orçamentário, obteve 436 votos a favor de um total de 714 nas duas câmaras do parlamento japonês.

"A prioridade agora é revitalizar o país e ter um partido cujos membros possam levantar-se todos juntos e proclamar com confiança 'Podemos fazer isso'", declarou Kan ante os representantes do PDJ (Partido Democrata do Japão), no poder desde agosto de 2009.

Como titular das Finanças, Kan adotou posições realistas ante a situação econômica, pronunciando-se publicamente a favor de pôr um limite no endividamento da segunda economia mundial.

A tarefa do novo primeiro-ministro não será, no entanto, fácil, depois do fracasso do primeiro governo da ex-oposição de centro-esquerda, alçada ao poder por uma imensa maioria dos japoneses cansados de meio século de governos conservadores.

"Lamentamos profundamente não ter cumprido as promessas que fizemos ao povo", declarou o ex-primeiro-ministro Yukio Hatoyama no momento de sua decisão, ao fim de nove meses de governo durante os quais sua popularidade passou de mais de 70% a 20%.

Entre os principais desafios que o novo premiê deverá enfrentar estão resolver a questão de uma deflação que fragiliza a reativação econômica, lutar contra uma alta do iene que prejudica as empresas japonesas exportadoras, encontrar o modo de financiar as generosas promessas de subsídios feitas pelo PDJ e propor rapidamente uma estratégia de crescimento econômico a médio e longo prazo concreto para os meios empresariais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;