Cultura & Lazer Titulo Espetáculo
Intérieur nuit
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
04/06/2010 | 07:42
Compartilhar notícia


Entre duas paredes, o artista francês Jean-Baptiste André forma a congruência entre dança, circo, teatro, música eletrônica, vídeo e o nada.

Meditando sobre o vazio e a solidão, ele traz para os palcos do Sesc Ipiranga, na Capital, a coreografia Intérieur Nuit_, exibida somente hoje e amanhã. O espetáculo já rodou por 25 países e agora está de passagem pelo Brasil.

Entre imagens, sons e um jogo de luzes, André desafia a gravidade equilibrado pelas mãos, erguendo o corpo e escalando as paredes, testando a maleabilidade do corpo. Em seguida, faz uma performance acrobática de chão.

Logo após, elementos externos, vídeos, músicas eletrônicas e projeções de imagens distorcidas invadem o palco, transfomando o espetáculo em um jogo de ilusões de perspectivas. A trilha sonora, nesse momento, reveza-se entre sons ambientes, ruídos ensurdecedores e canções nostálgicas, que fazem parte da memória afetiva.

Uma câmera gravando os movimentos projeta na parede uma outra perspectiva do corpo de André e as luzes ganham corpo e integram o espaço em que o artista se debate para afirmar sua individualidade.

Bombardeado, ele propõe a contemplação de todos os elementos do mundo que o cerca e as diversas possibilidades de vê-lo e sentí-lo como busca de compreender sua identidade.

CARREIRA
Jean-Baptiste André nasceu em 1979, em Reims, na França. Estudou no Centre National des Arts du Cirque in Châlons-en-Champagne (escola de circo nacional superior).

Criou, em 2002, a Associação W, que desenvolve projetos, encontros e produções artísticas em diversas disciplinas, entre elas, música, desenho, fotografia e vídeo. Em 2003 iniciou sua própria pesquisa artística, que resultou nesse espetáculo. No currículo, carrega outra peça, de 2006, Comme em Plein Jour.

Intérieur Nuit_ - Dança. No Sesc Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822, São Paulo. Tel.: 3340-2000. Hoje, às 21h; amanhã, às 20h. Ingr.: R$ 4 a R$ 16.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;