Internacional Titulo Impopularidade
Premiê japonês renuncia após nove meses no poder
Da AFP
02/06/2010 | 08:55
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, anunciou oficialmente nesta quarta-feira sua demissão depois de alcançar impressionantes níveis de impopularidade em menos de nove meses à frente do país, devido, em parte, a sua gestão do traslado de uma base militar norte-americana.

Hatoyama, 63 anos, é o quarto chefe de Governo japonês que interrompe seu mandato e menos de quatro anos.

Em uma reunião dos principais dirigentes de sua formação, o PDJ (Partido Democrata do Japão), Hatoyama também declarou que pediu a demissão do secretário-geral do partido, o todo-poderoso Ichiro Ozawa, envolvido com a justiça por um financiamento suspeito.

"O trabalho do governo não foi compreendido pelo público. Perdemos sua atenção", admitiu, citando os motivos para sua renúncia: a gestão desastrosa da transferência da base americana de Futenma, na ilha de Okinawa (sul), e os escândalos de financiamento oculto que também atingiram seus assessores.

O partido deve eleger o sucessor de Hatoyama na próxima sexta-feira. O atual vice-primeiro-ministro e titular das Finanças, Naoto Kan, 63 anos, parece ser o candidato com maior possibilidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;