Política Titulo Eleições
Parte do eleitorado de Serra vota em candidato de Lula
25/05/2010 | 07:28
Compartilhar notícia


Quase um quarto dos eleitores de José Serra (PSDB) manifestou um comportamento dúbio e paradoxal na última pesquisa Datafolha: eles também afirmaram que votarão "com certeza" no candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesse contingente há brasileiros que dizem ignorar a opção eleitoral de Lula, mas também os que estão convictos de que o presidente apoia Serra. Quase um décimo dos eleitores do tucano pensa assim.

Menos da metade dos serristas afirma que não votaria em um candidato apoiado por Lula. Outros 26% dizem que talvez o façam, e 23% anunciam que seguirão "com certeza" a opção de voto do presidente.

Os eleitores com duas caras são cerca de 11,5 milhões. Até a eleição, eles terão de se posicionar de maneira coerente: ou abandonarão o barco lulista ou votarão na pessoa efetivamente apoiada pelo presidente, conforme sua intenção declarada.

O eleitorado de Dilma é menos heterogêneo: 76% dele afirma que votará no candidato de Lula e 17% dizem que "talvez" o faça. Mas no grupo dilmista o paradoxo também se manifesta: 5% de seus simpatizantes afirmam que não votariam em candidato apoiado pelo presidente.

Esses dados mostram que os resultados das pesquisas ainda podem oscilar muito até a campanha eleitoral avançar e entrar no cotidiano da população, com a consequente queda da desinformação sobre os candidatos.

Essa desinformação se distribui de forma desigual no eleitorado. É maior entre as mulheres, entre os mais pobres e entre os moradores do Nordeste. Na região, 59% dos eleitores dizem que pretendem votar no candidato de Lula, mas 41% ignoram que Dilma ocupa esse papel.

AÉCIO NEVES - Em conversas com interlocutores, o ex-governador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que o crescimento nas pesquisas da presidenciável Dilma Rousseff (PT) está dentro do esperado. Com 37% das intenções de voto, ela empatou com o pré-candidato do PSDB, José Serra, segundo a última rodada do Datafolha.

De acordo com o secretário de Governo, Danilo de Castro - principal assessor político do ex-governador -, Aécio considera que o "jogo ainda não começou" de fato e a candidatura de Serra tem condições de crescer.

O ex-governador mineiro promete empenho e vai propor ao presidenciável roteiro de viagens conjuntas pelo País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;