Política Titulo Diadema
Audiência pública sobre Saned ocorrerá dia 16
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
22/05/2010 | 08:35
Compartilhar notícia


A primeira audiência pública para discutir o futuro da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema), empresa municipal instituída em 1993, já tem data, horário e local para ocorrer: 16 de junho, a partir das 18h, na Câmara. Ali, será debatida a polêmica fusão com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), órgão do governo estadual.

Projeto de lei do Executivo, enviado ao Legislativo há um mês, cria a CSAD (Companhia de Saneamento Ambiental de Diadema). A Saned, no entanto, será extinta, o que tem tirado o sono dos 330 trabalhadores da empresa municipal e foi motivo de protesto dia 15 de abril no plenário da Câmara.

A realização de audiências públicas na cidade para discutir a parceira entre os governos municipal e estadual foi, praticamente, imposta pelos vereadores para apreciar a matéria.

"É fundamental para mudar o rumo do projeto", afirmou o presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), referindo-se à série de audiências públicas que terão início a partir do dia 16. A nova empresa, que será criada por lei municipal, irá operar por 30 anos em gestão compartilhada.

Entre os pontos que os vereadores não concordam, inclusive a executiva do PT de Diadema, sigla que comanda há 23 anos o município, está na participação igualitária na nova empresa de economia mista. "O município tem de ficar com mais de 50% das ações, além do comando da presidência", reafirmou Maninho. O projeto original não prevê o desejo do petista.

Outra preocupação é com relação à manutenção dos postos de trabalho. Recentemente, o prefeito Mário Reali (PT) informou aos jornalistas e aos próprios trabalhadores da Saned que a nova empresa municipal de distribuição de água, coleta e transporte de esgoto da cidade absorverá os atuais empregados. "É uma das premissas contidas no projeto a manutenção dos postos de trabalho da Saned", apontou.

A partir de segunda-feira, os convites da audiência pública estarão sendo distribuídos para vários prefeitos, presidente da Sabesp, vereadores, secretários municipais, deputados e lideranças sindicais.

A Sabesp informou, por nota, que analisa a forma de sua participação na audiência. A direção da Saned confirmou presença. A Prefeitura não respondeu à reportagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;