Cultura & Lazer Titulo Arte
Paris: 'Picasso' e 'Matisse' são roubados de museu

Ladrões também roubaram obras de Modigliani, Braque e
Léger; valor total das peças é calculado em 500 mi de euros

Da AFP
20/05/2010 | 08:22
Compartilhar notícia


Cinco quadros de mestres como Henri Matisse e Pablo Picasso foram roubados na madrugada desta quinta-feira no Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris (França), com valores estimados em 100 milhões de euros (US$ 232 milhões).

Segundo um fonte judicial, as obras dos pintores Picasso "Pigeon aux petits pois" ("Os pombos e as ervilhas"), Matisse "La pastorale" ("A pastoral"), Georges Braque "L'olivier près de l'Estaque" ("A oliveira perto de Estaque"), Fernand Léger "Nature morte, chandeliers" ("Natureza morta com candelabros") e Amedeo Modigliani "La femme à l'éventail" ("A mulher com leque") foram roubados por assaltantes que, aparentemente, só precisaram quebrar uma janela e arrombar um cadeado para entrar.

O roubo foi descoberto nesta manhã, às 6h50 locais (1h50 no Brasil), antes da abertura do museu que ocupa parte do "Palais de Tokyo", prédio em estilo Arte Déco, debruçado sobre o rio Sena em um bairro chique da capital.

Os responsáveis pelo museu constataram a violação da janela e do cadeado, além de imagens registradas pelas câmeras de segurança do momento em que o ladrão entrou no estabelecimento pela janela.

Os serviços especializados da polícia apontaram diversas vezes para a falta de proteção dos museus, principalmente em Paris.

O Museu de Arte Moderna de Paris, inaugurado em 1961 e mantido regularmente graças as doações, abriga mais de oito mil obras ilustrando as diversas vertentes da arte do século XX.

Pablo Picasso, Henri Matisse, Raoul Dufy, Maurice de Vlaminck, Georges Rouault, Chirico, Pierre Bonnard, Suzanne Valadon, Maurice Utrillo, Jean Arp, Alberto Giacometti ou ainda Pierre Soulages estão entre os artistas em exposição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;