Economia Titulo Ritmo lento
Dia das Mães terá menor índice de
crescimento de vendas desde 2009

Shoppings lançam promoções para chamar a atenção dos
clientes e incentivar aquisições nessa data comemorativa

Andréa Ciaffone
Do Diário do Grande ABC
12/04/2013 | 07:19
Compartilhar notícia


Olhar emocionado e a indefectível declaração ‘Ah! Não precisava!' acompanham o doce momento da entrega do presente no Dia das Mães. E essa doçura vicia. Não há filho que não queira viver essa emoção anual. Por isso, o varejo espera a data com entusiasmo.

Em 2013, entretanto, a empolgação será menor. Na avaliação da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o Dia das Mães deve elevar as vendas das lojas de shopping em 9%. O número é bom, mas é dois pontos percentuais menor que o de 2012, que foi de 11%, e o menor dos últimos cinco anos. O tíquete médio esperado está entre R$ 120 e R$ 150.

Menos otimista, a Federação dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo prevê aumento médio de 7%. "Em algumas regiões, a expectativa é maior, chegando a passar dos 10%, nesses casos o fato se deve a maior atividade regional", diz o presidente da federação, Maurício Stainoff.

Tradicionalmente as lojas mais movimentadas desta data são as de confecções, calçados, celulares, cosméticos e flores. Mas, neste ano, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e produtos da linha branca também poderão ser destaques de vendas na avaliação das entidades do setor. "A data movimenta não só o mercado de presentes, mas os vários serviços dos shoppings como áreas de alimentação e lazer", destaca Adriana Colloca, superintendente da Abrasce.

Mãe só tem uma. Mas, no Dia da Mães, muitas vezes avós, sogras e até tias acabam indo parar na lista de presentes. Por isso, os shoppings se esmeram em encontrar formas de conquistar os filhos para que eles realizem as compras nos seus estabelecimentos.

O Shopping Praça da Moça, em Diadema, por exemplo, está com uma promoção que vai sortear um Mercedes C180 para quem fizer compras entre os dias 5 de abril e 15 de maio. Para participar o consumidor terá de gastar R$ 300 para ter direito a um cupom.

O Shooping ABC também vai presentear os filhos dedicados. A cada R$ 350 em compras, realizadas do dia 22 até 13 de maio nas suas lojas, os clientes receberão um cupom para concorrer a um carro zero-quilômetro modelo Tiguan, marca Volkswagen.

O ParkShopping São Caetano ainda está concentrado no lançamento das coleções de inverno, mas adianta que terá promoção especial para o Dia das Mães com divulgação marcada nos próximos dias.

O Shoppinho Santo André lançou a Campanha Aqui o presente da sua mãe vale muito mais: vale-compras. Cada R$ 100 em aquisições garantem um impresso para concorrer à promoção. Serão 20 vales-compras no valor de R$ 30. A campanha inicia no dia 22 e segue até a data comemorativa, dia 12 de maio. "Queremos, além de premiar nossos clientes, torná-los cada vez mais fiéis. Acreditamos que prestigiar quem sempre nos prestigia é o caminho para o sucesso", avalia o superintendente Regis Vilar. A expectativa é de elevar em 10% o fluxo diário de pessoas - hoje em 11 mil.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;