Internacional Titulo Questão nuclear
Israel prosseguirá com política de ambiguidade
Da AFP
11/05/2010 | 08:53
Compartilhar notícia


Israel vai prosseguir com sua política de ambiguidade quanto ao tema nuclear com o apoio dos Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira o ministro israelense da Defesa, Ehud Barak.

Segundo especialistas estrangeiros, Israel tem entre 100 e 300 ogivas nucleares. No entanto, o Estado hebreu, que não assinou o TNP (Tratado de Não-Proliferação), nunca confirmou ou desmentiu esta capacidade, seguindo a doutrina conhecida como ambiguidade deliberada.

"Esta política é boa, e não há razões para mudá-la. Sobre este tema, é há um acordo total com os Estados Unidos", afirmou Barak à rádio militar.

A política constitui a postur oficial israelense desde sua adoção, em 1965, data da inauguração da central nuclear de Dimona, no Neguev, sul do Estado hebreu.

Em abril, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse desejar que Israel assine o TNP, mas não quis falar do arsenal atômico do Estado hebreu.

Israel tem um acordo desde 1969 com os Estados Unidos segundo o qual os dirigentes israelenses não fazem qualquer declaração pública sobre o potencial nuclear de seu país e não realizam nenhum teste nuclear. Em troca, Washington se comprometeu em evitar exercer pressões sobre este tema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;