Política Titulo Ribeirão Pires
Clóvis Volpi (PV) oficializa secretário de políticas comunitárias e institucionais

Ex-vereador, Doni será empossado oficialmente na terça-feira e terá a função de dialogar com entidades civis e conselhos

Raphael Di Cunto
Especial para o Diário
24/04/2010 | 08:07
Compartilhar notícia


O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), empossará oficialmente na terça-feira o ex-vereador Donizete de Freitas, o Doni (PCdoB), como titular da recém-criada SPCI (Secretaria de Políticas Comunitárias e Institucionais).

Ex-secretário adjunto da Secretaria de Promoção Social, Doni terá a função de dialogar com as entidades civis e levar as demandas para a Prefeitura, além de gerir os diversos conselhos municipais.

"Uma de nossas prioridades é mapear todos os conselhos para saber quais estão atuando e quais estão parados", destacou. Segundo Doni, existem mais de 20 órgãos de discussão de políticas públicas entre o governo e as entidades civis, porém muitos não funcionam. "Temos que saber o que houve e ajudar na reativação deles", afirmou.

Para o novo secretário, outra prioridade da Pasta será conversar com as associações de bairro. "A ideia é fortalecer essas instituições e o próprio movimento comunitário para aprofundar o conhecimento da Prefeitura sobre as necessidades de cada local", explicou.

Além disso, a SPCI exercerá a função institucional de dialogar com os outros departamentos da Prefeitura. "Muitas vezes os conselhos influem sobre outras secretarias, como Educação e Meio Ambiente. Nós faremos a ponte entre essas demandas e o governo", pontuou.

Para todas estas atividades a secretaria contará com cerca de dez funcionários, a maioria realocada dentro da administração. Parte deles, inclusive, virá da Gerência de Políticas para Pessoas com Deficiência e da Coordenadoria da Juventude, departamentos incorporados pela nova Pasta.

"A SPCI será um ambiente mais adequado para debater esses temas do que a Promoção Social", opinou, ressaltando que o debate sobre políticas de acessibilidade precisa perder o caráter assistencialista. "Este é um entendimento adotado em governos de todo o País."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;