Internacional Titulo Eleições
Bolívia define poder regional em eleições chaves para Morales
Da AFP
04/04/2010 | 11:53
Compartilhar notícia


A Bolívia define neste domingo o mapa do poder regional em eleições para governadores, vitais para o presidente Evo Morales, que tenta obter uma hegemonia nos nove departamentos do país.

A votação teve início às 8H00 (10H00 de Brasília) e prosseguirá por oito horas.

Além dos nove governadores, quase cinco milhões de bolivianos também vão escolher 144 representantes de assembleias departamentais, 337 prefeitos, 1.887 vereadores, 23 autoridades indígenas locais, subgovernadores provinciais e corregedores, em uma votação intrincada.

Esta é a primeira eleição na história boliviana que vai resultar em governos autônomos (até agora são prefeituras dependentes do Poder Executivo) amparados na nova Constituição, em vigor desde o ano passado, após a aprovação em um referendo.

As pesquisas independentes prevêem a disputa entre os aliados de Morales - que controla os poderes Executivo e Legislativo - e lideranças de direita em cinco das nove regiões da Bolívia, país com 10 milhões de habitantes.

Os resultados oficiais da votação serão anunciados em 19 de abril, mas a imprensa deve divulgar pesquisas de boca de urna na noite deste domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;