Economia Titulo Indústria
Produção industrial tem alta de 1,5% em fevereiro
02/04/2010 | 07:52
Compartilhar notícia


A indústria acelerou a taxa de crescimento em fevereiro e já retornou o nível de atividade ao patamar de maio de 2008, segundo revelou ontem o IBGE. O setor registrou expansão de 1,5% ante o mês anterior e de 18,4% em relação a fevereiro do ano passado, na maior variação para o mês registrada desde o início da série histórica, em 1991. Apesar dos bons resultados, a produção ainda está 3,2% abaixo do nível recorde de setembro de 2008.

O economista da coordenação de indústria do instituto, André Macedo, explicou que em janeiro a indústria ainda operava em patamar similar a janeiro de 2007 e, ao chegar, em fevereiro, ao patamar de maio de 2008, "está indo gradualmente em direção ao ponto mais alto da série histórica", que foi setembro daquele ano.

De acordo com ele, o aumento acumulado nos dois primeiros meses, de 17,2%, também é a maior expansão para um primeiro bimestre já apurada. Ele explica que essas altas significativas e recordes resultam do crescimento da produção, mas também da baixa base de comparação de 2009. Segundo ele, a indústria já está mais perto de retornar ao patamar pré-crise, já que em janeiro ainda estava 4,9% abaixo do nível de setembro de 2008, último mês antes do início dos efeitos da crise sobre o setor.

Outra boa notícia apresentada pela pesquisa, de acordo com Macedo, é que o aumento industrial está cada vez mais espalhado entre as atividades que compõem o setor.

O índice de difusão da produção chegou a 72,1% em fevereiro e mostra "crescimento generalizado" entre os 755 produtos pesquisados na indústria naquele mês. O percentual é o maior já apurado na série histórica desse índice, iniciada em 2003. Segundo Macedo, o indicador mostra que a expansão "vem se disseminando entre as atividades" e reflete não apenas base de comparação deprimida de 2009, mas também "recuperação importante da indústria das perdas do fim de 2008".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;