Economia Titulo OMC
OMC rejeita queixas dos EUA sobre subsídios à Airbus
24/03/2010 | 07:28
Compartilhar notícia


A OMC (Organização Mundial do Comércio) emitiu ontem relatório final sobre a queixa do governo dos Estados Unidos de que a fabricante de aviões europeia Airbus recebeu subsídios ilegais de países da União Europeia.

Segundo a Airbus, que é uma unidade da EADS (European Aeronautic Defence & Space), apesar de ter encontrado elementos que caracterizam subsídios, o relatório da OMC rejeitou 70% das queixas dos Estados Unidos. A Airbus também afirmou que possíveis futuros financiamentos para o projeto do jato A350 não serão afetados pelo documento.

O relatório final, assim como uma versão prévia que foi emitida em setembro, vai permanecer confidencial por vários meses. No entanto, de acordo com informações de pessoas próximas ao assunto, a organização decidiu que alguns empréstimos fornecidos por governos europeus para a Airbus violaram regras de comércio internacionais.

A União Europeia também está esperando decisão da OMC sobre queixa contra os Estados Unidos em relação a benefícios fiscais que a companhia Boeing recebeu do governo norte-americano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;