Economia Titulo Sebrae
Programa aproxima pequenas e grandes empresas
Da ABr
24/03/2010 | 07:12
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O programa Comércio Brasil, lançado em 2005 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), participa pela primeira vez da Super Rio Expofood, que começou ontem no Riocentro, sua 22ª edição. O programa está presente em todos os Estados e procura estabelecer uma ligação entre micro e pequenas empresas e os grandes compradores.

O coordenador do projeto, Eraldo Ricardo dos Santos, informou que o Comércio Brasil se caracteriza pela abertura de canais de comercialização para os micro e pequenos empreendimentos. Além de rodadas de negócios para aproximar os pequenos empresários das grandes companhias e redes compradoras, o programa utiliza ferramentas de inteligência comercial e gestão de mercado com base em matrizes de diagnóstico.

"A gente tem na primeira fase do projeto um diagnóstico que é aplicado por uma rede de consultores, que verifica qual é o grau, a aderência e a maturidade comercial dessa empresa. Porque, eventualmente, ela pode ter alguns ajustes que a impeçam de, por exemplo, acessar mercados nacionais ou de alguns Estados." Um desses entraves pode ser a falta de certificação ou selo, no caso de empresas de alimentos, explicou.

"Essa matriz, esse diagnóstico é como se fosse uma fotografia do estágio em que ela está atualmente. A partir daí, consegue identificar quais gargalos que precisa resolver para que tenha acesso àquele mercado, principalmente no caso de exigências fitossanitárias ou questões de embalagens, código de barras, política de preços. Então, essa matriz dá esse insumo para a empresa poder se ajustar ao mercado que pretende atingir, além de prospectar compradores."

O programa levou para a Super Rio Expofood 15 empresas representativas de 15 Estados que estarão expondo produtos diferenciados, como o pão sueco de São Paulo, o café orgânico de Brasília, a castanha do Brasil do Acre, o óleo de castanha do Amapá e os vinhos da região serrana de Santa Catarina, entre outros. Todas foram trabalhadas pela metodologia do Comércio Brasil. "As 15 empresas estão aptas a atender, no caso, à demanda do Rio de Janeiro." A expectativa é ter, durante o evento, em média, 40 compradores.




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