Economia Titulo Inflação
Ovos de páscoa e pescado sobem menos neste ano

Preço do chocolate em S.Paulo subiu 4,65%; bacalhau teve variação negativa de 14,26% em sete cidades do País

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
20/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A inflação foi mais generosa com os produtos pascais neste ano, pois os preços de ovos de páscoa, pescados frescos, bacalhau e azeite de oliva subiram menos que em 2009. Entre os chocolates de 80 a 260 gramas, o aumento médio no valor na Região Metropolitana de São Paulo chegou a 5,57%, enquanto no ano passado atingiu 10,31%.

O economista da FGV (Fundação Getulio Vargas), André Braz, crê que se o consumidor tiver paciência para pesquisar e disposição para bater perna será possível encontrar itens até com preço inferior ao registrado na Páscoa passada.

"É preciso lembrar que os ovos de páscoa com marcas de personagens e os lançamentos são geralmente mais caros", ressalta Braz. Além disso, as redes supermercadistas travaram verdadeira batalha para disputar a atenção dos clientes, fato que deixará o preço competitivo.

VARIAÇÃO - De acordo com a FGV, o aumento no preço do ovo número 15 (de 80 a 150 gramas) em São Paulo foi de 4,65%, custando em média R$ 19,79. Enquanto o número 20 (180 a 260 gramas) subiu 6,50% com preço médio de R$ 28,68.

Outra dica para economizar é não ir às compras logo que os produtos chegam às lojas, mas postergar a aquisição dos ovos para as semanas que antecedem a Páscoa. Segundo o economista, os valores estarão mais baixos quando comparados às primeiras remessas do produto.

Ainda em relação aos chocolates, o consumidor tem opção de consultar o preço pela internet. As caixas de bombom, também preferidas pelo público adulto, ficaram 3,09% mais caras, assim como o vinho, 3,34%.

PEIXARIA - Mesmo com os supermercados anunciando que pescados e bacalhaus estarão menos salgados neste ano, a proximidade com a Semana Santa faz com que os preços sofram leve alta, devido à procura dos clientes.

Apesar da queda de 0,40% em 12 meses até fevereiro, os pescados frescos registraram elevação de 2,65% entre 16 de fevereiro e 15 de março, segundo o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) da FGV. O tradicional bacalhau teve variação negativa de 14,26% em sete cidades pesquisadas no País.

Já em relação aos peixes, vale a pena comprar com antecedência para aproveitar preço melhor e guardá-los no congelador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;