Internacional Titulo Defesa
'Otan russa' e ONU assinam declaração de cooperação
Da AFP
18/03/2010 | 09:05
Compartilhar notícia


A Organização do Tratado de Segurança Coletiva (ODKB), bloco militar liderado pela Rússia, e a ONU assinaram nesta quinta-feira a sua primeira declaração de cooperação, constatou uma jornalista da AFP.

O texto, assinado pelo secretário-geral da ONU Ban Ki-moon e seu colega da ODKB Nikolai Bordiuja, prevê a cooperação nos domínios "da mediação de conflitos, da luta contra o terrorismo, da criminalidade transnacional, do tráfico de armas e da gestão de situações de urgência".

Bordiuja explicou em uma entrevista concedida à imprensa russa nesta quinta-feira que os países membros da Organização (Rússia, Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Tadjiquistão) poderão agir fora de seus territórios.

"Poderão agir por meio do envio, a pedido da ONU, de forças de manutenção da paz fora da zona do Tratado de Segurança Coletiva, por exemplo, na África", disse em uma entrevista ao jornal Vremia Novostei, divulgada nesta quinta-feira.

A assinatura da declaração "é um reconhecimento da autoridade de nossa organização, de sua capacidade de dar a sua contribuição para garantir a segurança mundial", disse à agência Interfax.

Seis dos sete membros da ODKB (à exceção do Uzbequistão) criaram em 2009 uma força de reação rápida para lutar contra o extremismo, o terrorismo e o tráfico de drogas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;