Política Titulo Governo
PT tenta nome de consenso para disputa em Minas Gerais
09/03/2010 | 07:47
Compartilhar notícia


O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, disse ontem que o PT apresentará nome de consenso na definição com o PMDB do candidato da base aliada em Minas Gerais. Patrus trava disputa interna pela indicação petista com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Para tentar reverter o favoritismo da candidatura do ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), os pré-candidatos do PT desencadearam processo de entendimento. Na semana passada, a executiva estadual do partido reiterou a intenção de lançar candidato próprio à sucessão do governador Aécio Neves (PSDB) e aprovou por consenso a criação de uma comissão política para buscar construir um acordo entre o ministro e o ex-prefeito - cuja relação está desgastada desde a eleição para a prefeitura da capital mineira, em 2008.

Depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrar entendimento entre os aliados no segundo maior colégio eleitoral do País, PT e PMDB formataram acordo para a constituição de palanque único no Estado. Como a prioridade é o projeto nacional em torno da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, petistas admitem reservadamente que Costa - que lidera as pesquisas de intenção de voto - desponta como o provável cabeça de chapa, tendo um nome do PT como candidato a vice, no caso o deputado federal Virgílio Guimarães.

"O PT em Minas estará unido em 2010. Estamos construindo essa unidade", afirmou Patrus. "Um partido como o PT deve sentar-se à mesa de negociações com um candidato. O nosso maior desafio agora é definir o candidato", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;