Política Titulo De fora
São Paulo não integrará o Consórcio Intermunicipal
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
09/03/2010 | 07:29
Compartilhar notícia


Ao contrário do especulado nos últimos meses, São Paulo não irá integrar o grupo de cidades do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Em sua primeira reunião à frente do órgão, o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV) anunciou que a Capital está fora dos planos da entidade. Pelo menos como oitavo consorciado oficial.

"Ter São Paulo como o nosso oitavo integrante está descartado. Já temos algumas questões a serem definidas aqui (Grande ABC). No momento atual, isso nos traria mais problemas do que soluções", ponderou o presidente da instituição.

Por decisão dos prefeitos, a secretaria executiva do Consórcio irá elaborar pauta com assuntos regionais para agendar encontro com o prefeito Gilberto Kassab e seus secretários. A intenção dos prefeitos é que estas reuniões sejam periódicas. "Vamos abrir porta para discutir questões metropolitanas, pois a cidade de São Paulo faz divisa com vários municípios da região e queremos ter relacionamento mais estreito", ressaltou Volpi.

Desta forma, Clóvis Volpi e os outros seis prefeitos do Grande ABC mantêm a regionalidade característica do Consórcio, sem abrirem mão, no entanto, da possibilidade de estabelecer parcerias com a prefeitura de São Paulo. O próprio prefeito de Ribeirão Pires analisou durante a cerimônia de posse na presidência da entidade, na sexta-feira, que a participação de São Paulo no grupo poderia "abrir muitas possibilidades".

A instituição estuda ainda a reformulação de seu sistema operacional para promover novas estratégias que visem o desenvolvimento compactado da região

Além de anunciar que São Paulo não será convidada a integrar o bloco de cidades que formam o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Clóvis Volpi discutiu com os prefeitos da região série de medidas visando a preparação de plano de atividades pelos próximos dez anos.

O primeiro passo para a criação do calendário de tarefas já foi dado. Analisado por Volpi como mecanismo de pouca adesão por parte dos secretários das prefeituras, os núcleos estratégicos foram extintos. Os 12 grupos foram criados no ano passado pelo prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), mas pouco produziram - alguns secretários sequer compareciam às reuniões agendadas.

Para suprir a necessidade de discussão específica sobre os diversos temas que englobam as políticas da instituição, ficou definido o fortalecimento dos grupos de trabalho, que serão integrados por técnicos indicados pelos prefeitos, além de 15 profissionais que serão contratados através de concurso público.

A modalidade de contratação dos novos empregados do Consórcio, aliás, já está sendo avalizada pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Além de integrarem os grupos de trabalho com os representantes governamentais, os profissionais formarão o novo departamentotTécnico da instituição, sendo os responsáveis pela elaboração dos projetos que serão desenvolvidos.

De acordo com Volpi, a previsão é que o edital do concurso público para o preenchimento imediato das vagas esteja pronto em 90 dias. A recente transformação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC de organização civil para autarquia pública possibilitou o processo.

Instituição contratará 15 técnicos por concurso público

Mark Ribeiro
Diário do Grande ABC

Os chefes dos Executivos também discutiram as formas de combate às enchentes, que cada vez mais assolam a população do Grande ABC. "Vamos convidar o superintendente do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) da Secretaria de Saneamento e Energia, Ubirajara Tannuri Félix, para discutirmos a macrodrenagem o mais rápido possível", afirmou Volpi.

Em sua nova formatação o Consórcio possui oito áreas temáticas: Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico Regional; Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental; Saúde; Assistência, Inclusão Social e Direitos Humanos; Segurança Pública e Fortalecimento Institucional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;