Economia Titulo Inovação
Agência recebe visita do centro tecnológico italiano
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
04/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Agência de Desenvolvimento Econômico recebeu ontem a visita de Letizia Urbani, do Centro Meccano da Região de Marche, na Itália. O encontro, realizado na FEI (Fundação Educacional Inaciana), reuniu integrantes da própria universidade, Instituto Mauá de Tecnologia, Fundação Santo André, Universidade Federal do ABC, Fundação Salvador Arena e Senai.

O objetivo foi promover aproximação maior entre as instituições e o Cestec (Centro de Serviços em Tecnologia e Inovação do Grande ABC), que tem entre seus desenvolvedores a Agência, o Sebrae-SP, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o instituto italiano. O Cestec, que pretende fazer a interface entre as universidades e as empresas da região, é um dos embriões do projeto do Polo Tecnológico do Grande ABC.

Uma comitiva da região visitou Meccano em outubro a fim de absorver parte da sua experiência e aplicar no Grande ABC. O centro italiano é conhecido mundialmente por se dedicar à prestação de serviços a micro e pequenas empresas locais, fazendo ponte com as universidades.

Na avaliação de Letizia, a região possui "oferta preciosa de serviços tecnológicos", que podem ser aplicados nas corporações. "O grande desafio do Cestec será organizar a oferta e a demanda do Grande ABC. Meccano poderá ajudar a conseguir realizar esta tarefa mais rápido."

O encontro favoreceu a troca de experiências entre as universidades, fazendo com que cada uma expusesse de que maneira pretende trabalhar com o setor produtivo transferindo conhecimento e não apenas formando mão de obra, contou Paulo Íris Ferreira, coordenador do Cestec.

"Produzimos um estudo das empresas do setor metalmecânico, detectando suas necessidades e cruzamos essas informações com que as instituições de ensino podem prover, verificando o que podem fazer para melhorar a competitividade dos negócios. Agora vamos trabalhar em cima disso", afirmou Ferreira.

Letizia continua sua visita à região até amanhã, conhecendo um pouco mais sobre o segmento no Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;