Política Titulo Dois meses
Notificado dono do terreno suspeito de contaminação
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
02/03/2010 | 07:54
Compartilhar notícia


Danilo Rabecchi, um dos donos do imóvel que abrigou a extinta Fundição Líder no Jardim Marilene, em Diadema, foi, finalmente, localizado e notificado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), ligada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Agora, o empresário tem até o dia 5 de abril para apresentar ao orgão estadual o relatório e a investigação confirmatória de contaminação ou não do terreno de 20 mil m².

O imóvel, que corre o risco de estar contaminado com produtos químicos da época em que a fundição exercia atividades no local, foi incluído pela Prefeitura, em outubro, no Plano Diretor da cidade como Aeis (Área Especial de Interesse Social).

Para a Cetesb, em caso de confirmação, nenhum projeto será aprovado sem que seja solucionado antes o problema em parte do solo.

O terreno é para ser utilizado para a construção de habitação popular, especialmente para famílias com rendimento de zero a três salários-mínimos, dentro do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.

Indagada se, caso o problema seja confirmado pela Cetesb, a Prefeitura teria outra área disponível para substituir no Plano Diretor após votação pela Câmara, a administração municipal respondeu que "a substituição do terreno em questão não está em pauta no Executivo".

Caso o ofício não seja respondido no prazo (60 dias), a família Rabecchi sofrerá sanções que vão desde auto de advertência até multa de R$ 8.000. Até ontem, no entanto, Danilo não havia se manifestado. A reportagem não localizou o dono do terreno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;