Esportes Titulo
Corinthians aposta em Malcom contra o Atlético-PR
28/09/2014 | 08:00
Compartilhar notícia


O Corinthians usa a reta final do Campeonato Brasileiro para transformar um jovem talento em realidade. Malcom, de 17 anos, será titular pelo quarto jogo consecutivo, neste domingo, às 16 horas, contra o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 25.ª rodada.

Nos últimos anos, o clube colecionou insucessos na tentativa de revelar jogadores. Nem a boa fase e o título mundial ajudaram o processo de transição de atletas da base para o elenco profissional. Não houve, no entanto, falta de matéria-prima. A última convocação da seleção brasileira feita pelo técnico do Dunga trouxe dois jogadores que não foram aproveitados pelo Corinthians. O lateral-esquerdo Dodô, de 22 anos, e o zagueiro Marquinhos, de 20.

A passagem relâmpago de Marquinhos pelo time profissional (13 jogos como titular) gerou uma crise. Sem espaço, o jovem zagueiro foi vendido à Roma em 2013 por cerca de R$ 8 milhões. E menos de um ano depois ele seria negociado com o Paris Saint-Germain por R$ 100 milhões. Na época, perder um jogador promissor como Marquinhos gerou críticas até mesmo ao ex-técnico Tite.

Malcom subiu aos profissionais após a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano ao lado de outros quatro jogadores considerados os mais promissores das categorias de base - um deles, o meia Zé Paulo, já foi emprestado. Aos poucos, ele foi adquirindo experiência, treinando com os titulares, e sendo "rebaixado" nos fins de semana para jogar as categorias de base. Desta forma, não perderia ritmo de jogo.

Dois fatores explicam o porquê Malcom é hoje titular do time de Mano Menezes. Três "medalhões" foram negociados ao longo do ano: Alexandre Pato, Emerson e Romarinho. Além disso, as duas contratações para o setor ainda não vingaram: Luciano e Romero.

Malcom aproveitou a brecha. Assim como o time, ele oscilou boas partidas com atuações apagadas. Mano Menezes pede calma. "Você tem de ter paciência quando lança um garoto. Ele vai oscilar. O torcedor gosta e cobra jogadores da base no time, mas quando (o jogador) não rende a cobrança é grande".

Canhoto, Malcom fez um gol em 10 jogos pelo time profissional. Foi contra a Chapecoense em um lance que mostrou habilidade. Gingou na frente do zagueiro e chutou rasteiro. "Sempre procurei fazer igual ao Robinho, ao Neymar, ir para cima dos laterais e dos zagueiros", disse, mostrando personalidade. Basta ver os jogos do Corinthians para perceber que ele não se esconde dentro de campo. Pede a bola e chama a responsabilidade. Ficou claro no clássico contra o São Paulo: foi sua melhor atuação. "O Malcom é um atacante, mas também tem características de armação", afirmou Mano Menezes. Talvez por isso ele viu Guerrero como um parceiro ideal.

DUPLA DE ATAQUE - Os dois serão titulares contra o Atlético Paranaense. O Corinthians precisa vencer para não se afastar ainda mais do G4 - começou a rodada em 6.º lugar, com 40 pontos. A grande mudança no time estará no meio de campo. Ralf, suspenso, é desfalque. Bruno Henrique vai substituí-lo e formará o setor com Elias, Petros e Renato Augusto. Em tese, será um meio de campo mais leve.

É o primeiro jogo de Petros depois da suspensão imposta pelo STJD no caso do empurrão ao árbitro Raphael Claus. Mano Menezes está otimista com o retorno do atleta. "É lógico que ele fez falta nesse período. Os números (sem ele) estão aí para confirmar isso". Em 12 jogos que fez com Petros em campo, o Corinthians não perdeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;