Internacional Titulo Violência
Ataque aéreo mata 30 rebeldes no Paquistão
Da AFP
20/02/2010 | 11:03
Compartilhar notícia


Pelo menos 30 extremistas morreram neste sábado, em um ataque aéreo das forças paquistanesas, em uma zona tribal do noroeste do país, na fronteira com o Afeganistão.

A operação aconteceu no distrito de Waziristão Sul, onde o Exército executou, em outubro, uma ampla ofensiva aérea e terrestre contra os talibãs aliados da Al-Qaeda.

O esconderijo dos islamitas, nas montanhas de Shawal, foi atacado depois que os militares receberam a informação de que terroristas estavam escondidos no local, afirma o Exército paquistanês em um comunicado.

O balanço divulgado pelos militares não pode ser confirmado por fontes independentes, já que o acesso às zonas de combate está proibido.

O Waziristão Sul, na fronteira com o Afeganistão, é um reduto do Movimento dos Talibãs do Paquistão, aliado da Al-Qaeda e responsável pela maioria dos atentados que deixaram mais de 3 mil mortos em todo o país desde julho de 2007.

Em outubro, 30 mil soldados paquistaneses foram enviados ao Waziristão Sul para desmantelar os redutos talibãs. Os extremistas reagiram com novos atentados.

A estratégia de Washington para a região estipula que a solução para a guerra no Afeganistão passa pela eliminação dos redutos extremistas no Paquistão.

Há uma semana, 15 mil soldados afegãos e da Otan executam uma vasta ofensiva no sul do Afeganistão contra o reduto talibã de Marjah, na maior operação desde a invasão do país em 2001.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;