Internacional Titulo Retaliação
Novas sanções contra o Irã apontam para o petróleo
Da AFP
16/02/2010 | 12:34
Compartilhar notícia


As novas sanções preparadas pelo Ocidente contra o Irã se concentram no setor crucial das importações de petróleo, com consequências econômicas difíceis de serem avaliadas. Cerca de 80% da receita em divisas do Irã proveem de suas exportações de petróleo.

"Queremos sair da lógica das sanções limitadas à não proliferação. Queremos atacar as fontes de ingressos do regime", afirmou um diplomata que preferiu não ter sua identidade revelada.

Para o especialista Thierry Coville, do Iris (Instituto de Relações Internacionais e Estratégica) com sede em Paris, "um embargo sobre as exportações de petróleo afetaria diretamente o regime, mas também o povo".

"Um embargo complicaria a economia do país, dominada pelo setor público, com o Estado encarregado da redistribuição da renda do petróleo à população", precisou.

O chanceler francês, Bernard Kouchner reiterou recentemente sua oposição a "sanções que possam ameaçar o povo iraniano".

Kouchner se referia à ideia de impedir o Irã - rico em petróleo com pouca capacidade de refino - de adquirir combustível, uma possibilidade incluída num projeto de lei que tramita no Senado americano.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;