D+ Titulo Bibliotecas
Muito além de livros
Do Diário do Grande ABC
14/02/2010 | 07:46
Compartilhar notícia


Já foi o tempo em que bibliotecas tinham apenas estantes abarrotadas de livros. Hoje, contam com áreas reservadas para gibi, música, vídeo e internet. Quem deseja conhecer um espaço desses não pode deixar de visitar a Biblioteca de São Paulo, novo point que reúne leitura e diversão.

Inaugurado na última segunda, o lugar de 4.257 m² lembra uma das modernas livrarias. O acervo conta com 30 mil títulos, 4.000 CDs e DVDs, 1.000 audiolivros, jornais do Brasil e Exterior, revistas e - para a alegria da galera - jogos eletrônicos. Fica no Parque da Juventude (Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, prédio 3), em São Paulo, área em que existiu a Casa de Detenção do Carandiru. Tem obras de sucesso, como a saga Crepúsculo, além de espaço para navegar na net de graça. Para pegar livros emprestados, basta fazer carteirinha na hora; só precisa do RG e comprovante de residência.

No Grande ABC, um espaço bacana é a Midiateca da Estação Jovem (piso superior do terminal rodoviário, na Rua Serafim Constantino, tel.: 4226-5518), em São Caetano. O local tem 5.000 itens. Há ainda obras literárias em versão HQ, como O Alienista, de Machado de Assis, e coleções do Homem Aranha, Batman e outros heróis. Dá também para navegar na web de graça. O acervo não pode ser levado para casa. Basta mostrar RG para folhear tudo à vontade.

O que a galera acha?
Na opinião de Sérgio Vinícius Ataíde Pitali, 17 anos, de São Caetano, as bibliotecas têm de oferecer mais do que o empréstimo de livros. Fã de mangás e animês, prefere as que mantêm esse tipo de acervo. "Precisam ter mais interatividade. A da Estação Jovem tem várias opções." Já Edson da Silva Prates, 14, de São Bernardo, é típico rato de biblioteca. Adora passar horas na Olavo Bilac, da Paulicéia, folheando obras de poesia e de literatura. Acredita que são locais ideais para aprender sobre diversos assuntos. "Fico chateado quando não posso ir toda semana."

SÃO PAULO - A Gibiteca Henfil (Rua Vergueiro, 1.000, tel.: 3397-4090) mantém acervo variado de HQs de várias partes do mundo, além da obra completa do cartunista Henfil. Alguns itens podem ser levados para casa, desde que se tenha cadastro. Para isso, basta apresentar documento com foto e comprovante de residência.

SÃO BERNARDO - Quem curte Snoopy, Mafalda, Turma da Mônica, Super- Homem, Homem-Aranha, entre outros, não pode deixar de conhecer o acervo da Gibiteca Monteiro Lobato (Rua Jurubatuba, 1.415, tel.: 4125-7993), com mais de 11 mil publicações, incluindo mangás. Há empréstimo para quem tem cadastro. Informações: 4121-4433.

SANTO ANDRÉ - Na Biblioteca Nair Lacerda (Praça 4º Centenário, tel.: 4433-0760) há vídeos e muitas atividades, como encontros com escritores (sempre na segunda terça-feira do mês), além de milhares de obras literárias, inclusive em braile. Ao lado, funciona a gibiteca com 15 mil volumes. A partir de abril terá oficina de desenho e HQ.

RIBEIRÃO PIRES - A Biblioteca Municipal Olavo Bilac (Avenida Humberto Campos, 70, tel.: 4823-7533) tem cerca de 45 mil obras, que se dividem em dois acervos: fixo e circulante. Há ainda a gibiteca e o Espaço Verde, em que o leitor encontra títulos sobre meio ambiente. Também é possível usar a internet de graça para fazer pesquisa.

SESC SANTO ANDRÉ (Rua Tamarutaca, 302, tel.: 4469-1200) tem biblioteca que recebe até dia 28 a exposição Graffiti Poético. No dia 19, às 19h, tem lançamento da segunda revista com mesmo nome da mostra. O evento terá participação de Rappin' Hood. Não precisa ser sócio para frequentar o local, mas o empréstimo de livro só é permitido a quem é.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;