Esportes Titulo Cerimônia de abertura
Vancouver abre Jogos Olímpicos de Inverno com show de tecnologia
Da AFP
13/02/2010 | 13:19
Compartilhar notícia


Com um espetáculo incrível que misturou fantasia, tecnologia de ponta e boa música, Vancouver concretizou um sonho de quatro anos e bilhões de dólares ao abrir na noite de sexta-feira os XXI Jogos Olímpicos de Inverno.

O evento esportivo foi iniciado oficialmente com as palavras da governadora geral do Canadá Michaëlle Jean, descendente de imigrantes haitianos radicados na Colúmbia Britânica.

"Declaro abertos os Jogos de Vancouver, que celebram os XXI Jogos Olímpicos de Inverno", disse Jean a uma multidão de 60 mil entusiasmadas pessoas no BC Stadium de Vancouver.

Pouco depois, o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, saudou o esforço dos canadenses para organizar os Jogos e lembrou a todos os atletas a sua responsabilidade de servir como modelos de conduta.

Os Jogos reúnem de 12 a 28 de fevereiro 2.762 atletas (1.660 homens e 1.102 mulheres) de 82 países, que competirão pelos 86 conjuntos de medalhas nas 15 modalidades disputadas.

Dentro do gigantismo desta Olimpíada está o pequeno grão de areia da representação latina, a cargo de cerca de vinte de atletas de Brasil, Argentina, Chile, México, Peru e Colômbia.

A cerimônia de abertura, que pela primeira vez foi realizada em um estádio coberto, foi dedicada ao atleta de luge da Geórgia, Nodar Kumaritashvili, que morreu horas antes da abertura dos Jogos, durante os treinos na subsede montanhosa de Whistle.

A delegação da Geórgia, cujos membros desfilaram com uma braçadeira preta em sinal de luto pela morte do jovem atleta, foi recebida no estádio com uma grande ovação. Os 10 membros da comitiva fizeram a volta olímpica com um semblante mais pesado, enquanto que sua bandeira exibia uma fita preta.

O Canadá fez uma forte aposta de quase US$ 1,7 bilhão na Olimpíada, apostando na recuperação do investimento, principalmente, por meio dos ganhos com turismo e com os direitos de transmissão dos Jogos.

A cerimônia foi concluída com um grande espetáculo cultural, dirigido pelo australiano David Atkins, responsável pelas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000.

Logo antes do início da cerimônia, as telas gigantes na cúpula do estádio BC Place exibiam uma mensagem em letras brancas sobre um fundo negro juntamente com um anúncio de áudio dedicando o festival à memória do atleta olímpico Nodar Kumaritashvili.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;