Nacional Titulo Nordeste
Turistas começam a chegar para Folia
Das Agências
13/02/2010 | 09:01
Compartilhar notícia


As cidades do nordeste do País com carnavais mais tradicionais já começaram a festa dia 5. Mas a chegada dos turistas à região só começou a se intensificar a partir de ontem. Pessoas de vários Estados do Brasil e estrangeiros desembarcam nas rodoviárias e aeroportos em busca de diversão ao som de ritmos tradicionais, como frevo e afoxé.

Em Olinda (PE), a abertura oficial do Carnaval aconteceu quinta-feira, com show de Alceu Valença, no palco do Fortim. As 216 orquestras itinerantes de frevo desfilarão por 13 ruas da cidade entre as 8h e as 22h, até a Quarta-feira de Cinzas.

Outra boa notícia para os foliões é que o Carnaval foi estendido neste ano e vai acontecer até as 2h, com apresentação de 700 agremiações, como blocos e maracatus com bonecos gigantes.

Em Recife, quando o turista chega ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, já é surpreendido com a recepção feita por uma estridente orquestra de sopros, dançarinos de frevo e personagens tradicionais do maracatu.

Ao todo, serão 22 núcleos de festa onde estão previstas apresentações de Elba Ramalho, Nação Zumbi, Luiz Melodia, Zeca Pagodinho, Zé Ramalho e Alceu Valença, além de diversos músicos e blocos regionais.

Para os foliões que vão passar o Carnaval em Olinda, a brincadeira pode sair cara. A prefeitura quer evitar focos de aglomeração que possam atrapalhar a festa de rua e, por isso, limitou o volume de som mecânico nas residências.

Os desatentos que forem flagrados ultrapassando os 70 decibéis permitidos estarão sujeitos a pagamento de multa no valor de R$ 7.000. Fiscais irão circular pelas ruas da cidade para monitorar a amplificação dos aparelhos sonoros. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado.

Carnaval baiano tem movimento maior

Da AE

Os bancos públicos da Praça do Campo Grande e do Farol da Barra amanheceram ontem ocupados por uma multidão que desistiu de voltar para casa, depois da primeira noite do Carnaval de Salvador (BA). Na praça, ainda houve quem montasse barracas de acampamento para descansar.

As imagens não chegam a ser novas, mas a data, sim. Em geral, esta cena é vista nos últimos dias de festa. A movimentação de pessoas na noite de quinta, geralmente a mais tranquila, surpreendeu até os organizadores, principalmente no Circuito Dodô.

"Devemos ter tido algo como 30% mais pessoas do que na quinta-feira do ano passado", afirmou o organizador de um badalado camarote de Ondina, Danilo Reis. "Estamos preparados para fazer o maior Carnaval de todos os tempos", comemorou o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB). A expectativa é que o movimento cresça 20% na comparação com 2009.

A julgar pela primeira noite, a previsão deve se confirmar. Os blocos saíram todos cheios, e a pipoca compareceu em peso à festa, ignorando a chuva que caiu durante quase toda a noite.

Com a presença do público, os desfiles de bandas como Asa de Águia, Timbalada e Eva ficaram mais animados do que seria de se supor para a primeira apresentação na folia.

No Circuito Osmar, o destaque foi a coroação do músico Pepeu Gomes como rei momo e o desfile dele, acompanhado por Armandinho, Aroldo, André e Betinho Macedo, filhos de Osmar, a bordo da primeira fobica - um Ford 1929 adaptado por Dodô e Osmar para ser um carro de som, dando origem aos trios elétricos -, instalada sobre um caminhão. Este ano, o Carnaval de Salvador celebra os 60 anos da invenção.

Logo atrás, o tradicional Bloco da Camisinha reuniu cerca de 10 mil profissionais de Saúde para celebrar seus 15 anos. A agremiação, conhecida por distribuir preservativos a quem acompanha o desfile, foi comandada pela cantora Amanda Santiago - que desceu do trio para, sob muita chuva, se apresentar junto com os foliões.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;