Internacional Titulo Saúde
Bill Clinton deixa o hospital após cirurgia cardíaca
Da AFP
12/02/2010 | 08:23
Compartilhar notícia


O ex-presidente americano Bill Clinton, que foi submetido na quinta-feira a uma cirurgia cardíaca, deixou nesta sexta-feira o hospital e seu estado de saúde é considerado excelente por seu médico pessoal.

"O ex-presidente recebeu alta do hospital da Universidade de Columbia em excelente estado de saúde", informou, em um comunicado, o conselheiro da Fundação Clinton, Douglas Band.

Na véspera, o médico que operou Clinton, Alan Schwartz, indicou que o diagnóstico do paciente era excelente e que ele poderia retomar as atividades já na próxima segunda-feira.

Clinton, 63 anos, foi internado no hospital presbiteriano do campus da Universidade de Columbia após sentir uma dor no peito na tarde de quinta-feira.

Depois de se consultar com seu cardiologista, foi submetido a duas angioplastias com endopróteses ('stents') em uma de suas artérias coronárias.

A operação, relativamente banal e que não precisa abrir o tórax, consiste em introduzir uma pequena estrutura de metal ou plástico na artéria que alimenta o sangue no músculo cardíaco, para evitar que ela se feche e produza um infarto.

Em 2004, o ex-presidente já tinha se submetido a uma operação para colocar quatro pontes de safena e liberar quatro artérias bloqueadas, recuperando-se satisfatoriamente.

Bill Clinton visitou o Haiti na última semana como parte do esforço internacional para ajudar o país caribenho após o terremoto do dia 12 de janeiro, que deixou mais de 200 mil mortos e cerca de um milhão de feridos.

Quando seu marido foi internado, nesta quinta-feira, Hillary estava em Washington, onde se reuniu com o presidente Barack Obama na Casa Branca. À noite, a senadora foi para Nova York visitar o marido no hospital.

O Departamento de Estado não anunciou nenhuma mudança em sua agenda nos próximos dias, que inclui visitas ao Qatar e à Arábia Saudita neste fim de semana.

Histórico - Apesar de seus vários percalços de saúde vinculados ao coração, Bill Clinton sempre deu mostras de ser um político dotado de uma energia a toda prova.

O democrata foi o presidente número 42 dos Estados Unidos, e governou durante dois mandatos consecutivos entre 1993 e 2001.

Desde que deixou a Casa Branca há quase uma década, Clinton percorreu o mundo para dar conferências - muito bem remuneradas.

Sua Fundação com sede em Nova York facilitou vários acordos com empresas farmacêuticas para reduzir o custo dos exames e medicamentos, especialmente contra a Aids e a malária.

Entrou definitivamente para a história dos Estados Unidos em 1996 ao transformar no primeiro presidente democrata reeleito desde Franklin Delano Roosevelt.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;