Economia Titulo Crise
Setor de máquinas reage à crise
12/02/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


O retorno dos investimentos no campo e a melhoria nas condições de financiamento estão impulsionando a recuperação da indústria de máquinas e equipamentos agrícolas, após os resultados negativos acumulados no ano passado em consequência da crise.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que o segmento de tratores e máquinas e equipamentos para agricultura registrou crescimento de 33,2% na produção em dezembro ante dezembro de 2008, após 12 meses consecutivos de queda.

Dados da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos ) mostram que o faturamento nominal das máquinas e equipamentos para agricultura teve, na comparação com igual mês do ano anterior, alta em novembro (6,3%) e dezembro (16,%), após 11 meses de recuo. Ao contrário do IBGE, a entidade não computa os tratores nesses dados.

Em ambas as instituições, a recuperação no fim do ano não evitou forte retração nos dados acumulados de 2009. Segundo o IBGE, a produção do setor caiu 28,3% e a Abimaq computa recuo de 29%.

O presidente da câmara setorial de máquinas e implementos agrícolas da Abimaq, Celso Casale, disse que a conjunção entre aumento da safra agrícola e melhoria nas condições de financiamento do BNDES estão levando à recuperação. Ele acredita que será possível aumentar as vendas em 30% em 2010, revertendo o sinal negativo do ano passado. "Se esse crescimento for confirmado voltaremos ao nível de produção de 2007, que foi um bom ano e, em 2011, poderemos retornar ao patamar de 2008, ótimo ano." Em 2008, o faturamento do setor cresceu mais de 40% ante o 2007.

Casale explica que a criação do Finame PSI do BNDES no início do segundo semestre, com taxa de juros de 4,5% e até dez anos de financiamento, foi crucial para o segmento no fim de 2009 e continuará sendo determinante na primeira metade deste ano. Ele comenta que o benefício expira em junho e, até lá, serão realizadas as principais feiras de maquinário agrícola do País, estimulando os negócios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;